Atrações de festival europeu, novas bandas do País buscam espaço internacional

Por Susan Souza , iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Single Parents, Boogarins e Móveis Coloniais de Acajú tocarão no Primavera Sound em maio; grupos falam ao iG

Investir na gravação de músicas, buscar autenticidade, fazer shows e ter um canal de divulgação organizado na internet são algumas características citadas por bandas independentes brasileiras como importantes para chamar a atenção no mercado internacional.

Single Parents. Foto: Edu Cesar / DivulgaçãoBoogarins. Foto: Luiz Campos Jr/DivulgaçãoMóveis Coloniais de Acajú. Foto: DivulgaçãoBlack Drawing Chalks. Foto: Divulgação

Os grupos brasileiros Single Parents, Boogarins, Móveis Coloniais de Acajú e Black Drawing Chalks estão na escalação oficial do Primavera Sound, grande festival espanhol que acontece de 28 a 31 de maio, em Barcelona. Caetano Veloso e Rodrigo Amarante também tocam no mesmo evento, que terá ainda grupos como Queens of the Stone Age e Arcade Fire. 

"São pessoas do mundo todo olhando as atrações e querendo conhecer cada uma listada na programação, então é também uma vitrine gigantesca do nosso nome para um novo público", conta ao iG Fernando Dotta, integrante do grupo paulistano Single Parents, lançado pelo próprio selo Balaclava Records, de Dotta e Rafael Farah, que também é da banda.

Os goianos do Boogarins mostrarão a Barcelona sua sonoridade psicodélica cantada em português. "Vai ser um contato importante com o público. Esse passo para fora é mais arriscado, ousado e faz a banda continuar em circulação aqui no Brasil", diz o guitarrista Benke Ferraz. O Boogarins ficará dois meses em turnê europeia, com fechamento no Primavera Sound, em viagem inédita para fora do País.

Em terra estrangeira, as bandas brasileiras recebem uma resposta mais direta do público que tem pouca ou nenhuma referência sobre seus trabalhos no País de origem. "Como (a banda) não é conhecida mundialmente, a resposta do público é livre, sem preconceito anterior", explica Eduardo Borém da banda brasiliense Móveis Coloniais de Acajú.

Visibilidade internacional

Para ser notado no Brasil ou fora, os entrevistados concordam que o artista tem de investir na divulgação de um material diferenciado e tentar ser original em suas composições. "O principal é a arte, a produção artística, é tentar fazer um trabalho que tenha relevância e seja autêntico", diz Eduardo, do Móveis.

"Tem que fazer de verdade, de coração. (Ter material) na internet é o básico para ser levado a sério", conta Benke, do Boogarins. O primeiro disco do grupo, "As Plantas Que Curam'', foi gravado de modo caseiro e lançado pelo selo norte-americano Other Music Recording. 

"Uma rede social bem trabalhada é consequência de um trabalho organizado de comunicação, essencial hoje em dia e que damos muito valor, mas a prioridade está na música", diz Dotta do Single Parents. Durante um período de shows em Nova York, em 2010, o grupo gravou o disco "Unrest".

Leia tudo sobre: músicaprimavera soundbandasindieindependente

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas