Os 10 melhores shows de 2013

Por iG São Paulo , iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Paul McCartney, Beyoncé e Black Sabbath estão entre os artistas que fizeram apresentações de destaque no País

O cardápio de shows internacionais que chegou ao Brasil em 2013 foi diversificado, do pop ao heavy metal. Artistas mais veteranos como os sessentões do Black Sabbath merecem destaque, assim como a cantora Beyoncé, que surpreendeu o público carioca com uma homenagem.

O iG selecionou os 10 melhores shows que passaram pelo Brasil neste ano.

Show do Queens of the Stone Age no Lollapalooza. Foto: Claudio AugustoPaco de Lucía em São Paulo. Foto: Adri Felden/ArgosfotoPearl Jam fecha a segunda edição do Lollapalooza. Foto: Claudio AugustoO cantor Beck. Foto: Mauro PimentelShow da cantora Beyoncé no Rock in Rio 2013. Foto: Getty ImagesPaul McCartney é atingido pela "invasão de insetos". Foto: MJ Kim/DivulgaçãoThe Cure se apresenta em São Paulo, na Arena Anhembi. Foto: AgNewsShow de Justin Timberlake no Rock in Rio 2013. Foto: Vivian Fernandez/iG Show do Black Sabbath em São Paulo. Foto: DivulgaçãoBruce Springsteen faz show no Rock in Rio. Foto: Vivian Fernandez/iG

10. Queens of the Stone Age
O grupo californiano liderado por Josh Homme foi atração do segundo dia do festival Lollapalooza, que aconteceu em São Paulo, em março. O show foi pesado como esperado, testou o baterista novo na formação ao vivo e ainda revelou uma surpresa: a faixa "My God is the Sun", do mais novo disco, "...Like Clockwork". Foi a primeira vez que o grupo tocou a música em show.

9. Paco de Lucia
O mestre da guitarra flamenca retornou ao Brasil pela terceira vez após 16 anos e, em São Paulo, o show quase não aconteceu. Por causa de uma forte chuva em Porto Alegre, o aeroporto de onde ele sairia precisou ser fechado e houve um atraso de duas horas. Mesmo assim, Paco fez o show completo em demonstração de profissionalismo e respeito para com os fãs que o aguardaram.

8. Pearl Jam
Para encerrar o festival Lollapalooza, Eddie Vedder e sua banda representante do grunge não decepcionaram. O grupo fez um show enérgico, agradou com hits e até parabenizou São Paulo pela regulamentação do casamento gay. A apresentação não mostrou músicas novas, mas agradou em cheio pela disposição da banda e empolgação da plateia saudosista pela década de 1990.

7. Beck
O performático e impecável Beck não tocava no Brasil desde 2001. Em apresentação no Campo de Marte, em São Paulo, no mês de novembro, o cantor empolgou a plateia com sucessos como "Loser", "Devil's Haircut" e um ótimo cover de "Billie Jean", de Michael Jackson.

6. Beyoncé
Queen B. costuma seguir à risca a estrutura suntuosa de seus espetáculos. Por isso, foi surpreendente quando a diva, ao final de sua apresentação impecável no Rock in Rio, em setembro deste ano, dançou "Qq isso Lelek", funk do grupo carioca Os Lelek. A plateia vibrou com a homenagem inesperada, que ainda demonstrou o quanto a cantora está interessada no Brasil.

5. Paul McCartney
O eterno ex-beatle foi atingido por uma surpreendente "chuva" de louva-a-deus enquanto se apresentava, no começo de março, em show da turnê "Out There" em Goiânia. A "invasão" de insetos não intimidou o artista, que prosseguiu com o show de 36 músicas e ainda fez "amizade" com os bichinhos. Harold foi o nome que Paul deu ao inseto que pousou em um de seus ombros.

4. The Cure
Em abril, o vocalista Robert Smith mostrou que o The Cure ainda emociona, e muito. Em 3h15 de show e um setlist de "apenas" 40 músicas, o grupo inglês tocou canções de várias fases da banda para 30 mil pessoas em São Paulo. Impecável, Smith emendou muitos sucessos e conseguiu manter o ânimo da plateia, que não via o grupo se apresentar no Brasil há 17 anos.

3. Justin Timberlake
Em apresentação no Rock in Rio, o cantor e ator de sucesso Justin Timberlake reuniu um coro de 85 mil pessoas em apresentação única. Desde cedo, fãs guardavam um lugar na fila para assistir ao show do cantor de "SexyBack". Esta foi a segunda vez de Justin no Brasil. A primeira foi em 2001, no mesmo festival, com a boy band que o revelou, 'N Sync.

2. Black Sabbath
"Emocionante" foi a palavra mais usada para descrever a apresentação do Black Sabbath no Brasil. Os sessentões Tony Iommi, Geezer Butler e Ozzy Osbourne mandaram muito bem durante o show cheio de hits. Ozzy se portou como um senhor "fofo", disse inúmeros "eu te amo" ao público e cantou com vigor. Mesmo sob tratamento de câncer, Iommi tocou impecavelmente seus clássicos riffs de guitarra. Em São Paulo, o grupo se apresentou para um coro empolgado de 70 mil vozes.

1. Bruce Springsteen
O cantor norte-americano fez os shows mais explosivos de 2013, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. Depois de 25 anos sem vir ao Brasil, Springsteen mostrou carisma e pique de menino (ele tem 64 anos). Seus shows tiveram homenagem ao Brasil com um cover de "Sociedade Alternativa", de Raul Seixas, e o disco "Born in the USA", de 1984, tocado na íntegra, além de mais muitas outras canções. O "boss", apelido pelo qual é conhecido, prometeu voltar logo (e tomara que volte mesmo).

Leia tudo sobre: melhores showsmúsicaretrospectiva

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas