Gravações inéditas dos Beatles serão colocadas à venda

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Lote de 59 canções do início dos anos 1960 serão divulgadas pela Apple Records

Reuters

Gravações inéditas de 59 músicas dos Beatles serão colocadas à venda pela primeira vez na terça-feira, quando a Apple Records vai disponibilizá-las para download.

A Apple, selo fundado pelos Beatles em 1968, disse que irá divulgar uma série de faixas do início dos anos 1960 que estavam disponíveis anteriormente apenas como gravações piratas.

Famosa briga de travesseiros dos Beatles no hotel George V, em Paris, imagem favorita do fotógrafo Harry Benson. Foto: Divulgação/Harry BensonCassius Clay nocateia os Beatles em Miami, 1964. Foto: Divulgação/Harry BensonPaul McCartney fazendo a barba, 1964. Foto: Divulgação/Harry BensonJohn Lennon em 1964. Foto: Divulgação/Harry BensonBeatles nos bastidores do show no Shea Stadium, em Nova York, 1966. Foto: Divulgação/Harry BensonGeorge Harrison em Copenhague, Dinamarca, 1964. Foto: Divulgação/Harry BensonBeatles brincam com  estátua de Napoleão, Paris, 1964. Foto: Divulgação/Harry BensonBeatles compõem em Paris, 1964. Foto: Divulgação/Harry BensonMuhammad Ali, o boxeador Cassius Clay, em Miami, 1964, com Ringo Starr no colo. Foto: Divulgação/Harry BensonBeatlemania em 1966. Foto: Divulgação/Harry BensonJohn Lennon em Chicago, 1966, depois de se desculpar na imprensa por dizer que os Beatles eram mais famosos que Jesus. Foto: Divulgação/Harry BensonJohn fotografa George Harrison e Cynthia Lennon dentro de uma avião, 1964. Foto: Divulgação/Harry BensonJohn Lennon de pé durante coletiva de imprensa com os Beatles em Memphis, 1966. Foto: Divulgação/Harry BensonOs Beatles em Copenhague, Dinamarca, 1964; o baterista Jimmie Nicol, à esquerda, substituiu brevemente Ringo, que estava com amidalite. Foto: Divulgação/Harry BensonDesembarque no aeroporto JFK, Nova York, 1964. Foto: Divulgação/Harry BensonA lendária performance no programa de TV 'The Ed Sullivan Show', vista por 75 milhões de telespectadores em 1964. Foto: Divulgação/Harry BensonGeorge Harrison. Foto: Divulgação/Harry BensonOs Beatles na praia. Foto: Divulgação/Harry BensonPaul McCartney toma café no trem. Foto: Divulgação/Harry BensonBeatles. Foto: Divulgação/Harry Benson

Entre as canções a serem vendidas no iTunes, estão versões de "She Loves You", "A Taste of Honey" e "There's a Place", assim como demos, gravações descartadas no processo de edição e apresentações ao vivo para a rádio BBC.

Siga o iG Cultura no Twitter

Uma porta-voz da Apple Records não forneceu detalhes sobre o momento do lançamento, nem comentou a especulação de que o objetivo era estender os direitos autorais sobre o material.

Em 2011, a União Europeia decidiu que os direitos autorais sobre gravações sonoras podem ser estendidas de 50 para 70 anos a partir do próximo ano, mas apenas para gravações lançadas antes desse prazo de 50 anos vencer.

A maior parte das faixas dos Beatles que estarão disponíveis para download na terça-feira foi gravada para a BBC em 1963, mas não havia sido divulgada.


Leia tudo sobre: beatlesmúsica

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas