Iron Maiden reina com repertório clássico no encerramento do Rock in Rio 2013

Por Susan Souza , enviada ao Rio de Janeiro | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Banda inglesa mostrou faixas de "Seventh Son of a Seventh Son" e o hino "Fear of the Dark" em apresentação impecável


A quantidade de camisetas com as estampas dos discos do Iron Maiden circulando pela Cidade do Rock neste domingo (22) indicava quem comandaria a festa no último dia de evento. Dono de uma das plateias mais generosas que um artista pode sonhar em ter, o Iron Maiden fez o melhor show de metal da quinta edição do Rock in Rio.

Iron Maiden encerra a quinta edição do Rock in Rio. Foto: Multishow/ReproduçãoShow de Avenged Sevenfold no Rock in Rio. Foto: Foto Rio NewsShow de Avenged Sevenfold no Rock in Rio. Foto: Foto Rio NewsShow de Avenged Sevenfold no Rock in Rio. Foto: Foto Rio NewsShow de Avenged Sevenfold no Rock in Rio. Foto: Foto Rio NewsShow de Avenged Sevenfold no Rock in Rio. Foto: Foto Rio NewsShow do Slayer no Rock in Rio 2013. Foto: Clayton Militão/Photo Rio NewsShow do Slayer no Rock in Rio 2013. Foto: Clayton Militão/Photo Rio NewsSlayer no Rock in Rio 2013. Foto: Vivian Fernandez/iG Slayer no Rock in Rio 2013. Foto: Vivian Fernandez/iG Slayer no Rock in Rio 2013. Foto: Vivian Fernandez/iG Slayer no Rock in Rio 2013. Foto: Vivian Fernandez/iG Show do Slayer no Rock in Rio 2013. Foto: Clayton Militão/Photo Rio NewsShow do Kiara Rocks no Rock in Rio. Foto: AgNewsShow do Kiara Rocks no Rock in Rio. Foto: AgNewsShow do Kiara Rocks no Rock in Rio. Foto: AgNewsShow do Kiara Rocks no Rock in Rio. Foto: AgNewsShow do Kiara Rocks no Rock in Rio. Foto: AgNews

Apaixonados pelo grupo britânico, os fãs deram um show à parte. Cantando todas as letras, eles pularam, abriram rodas de pogo, fizeram trampolim para jogar meninos e meninas ao alto e não deixaram de responder aos comandos do vocalista Bruce Dickinson. Desde a grade até o fundo da plateia, não havia pessoa distraída por muito tempo. Todos os olhos se voltavam para o Iron Maiden.

O show da "Maiden England World Tour" é baseado na turnê do disco "Seventh Son of a Seventh Son", que começou com "Moonchild", música que abre o álbum lançado em 1988. Em seguida, tocaram "Can I Play with Madness" com o inquieto Bruce, 55 anos, chacoalhando o pedestal do microfone, fazendo micagens e caretas características de um lado ao outro do palco e sem miséria de movimentos.

Do setlist de 17 músicas em 1h30, os pontos altos ficaram com as apresentações de "2 Minutes to Midnight", "The Number of the Beast", "Run to the Hills" e "Wasted Years". Com "Fear of the Dark", que pode ser considerada como um hino da banda, a plateia de 85 mil pessoas solfejou todos os riffs no momento mais marcante do show, e talvez um dos mais aguardados.

Uma leve chuva começou a cair na Cidade do Rock diminuindo a temperatura, que durante o dia passou dos 30 graus. Na etapa final do show, mais quatro músicas ainda foram tocadas assim como no setlist apresentado em São Paulo no último dia 20: "Iron Maiden", "Aces High', "The Evil that Men Do" e "Running Free".

Composta pelo baixista do grupo Steve Harris em conjunto com Paul Di'Anno (ex-vocalista do Iron e que participou do show do Kiara Rocks neste domingo), "Running Free" é lendária por ser a primeira música de trabalho que o Iron Maiden lançou em seu disco de estreia no ano de 1980.

O vocalista Bruce Dickinson trocou de roupa algumas vezes e chegou a aparecer com um penteado devilock, seguindo a moda criada pelo baixista Jerry Only, dos Misfits, nos anos 1970. Ao longo da apresentação, fumaça de gelo seco, fogos, jogos de luz, a aparição clássica do mascote Eddie e plataformas para o vocalista caminhar fizeram parte do espetáculo. Sem espaço para defeitos, o grupo encerrou com qualidade sua décima passagem pelo Brasil.

Saiba tudo sobre o Rock in Rio 

Esta é a terceira vez que o Iron Maiden participa do Rock in Rio - em 1985 tocou antes do Queen e em 2001 foi headliner. Em 2013, o Iron Maiden subiu ao palco Mundo, o principal do Rock in Rio, após Kiara Rocks, Slayer e Avenged Sevenfold.

Nos outros seis dias de festival, passaram pelo espaço artistas como Beyoncé, Muse, Justin Timberlake, Metallica, Bon Jovi e Bruce Springsteen, mostrando a diversidade de gêneros do festival, que costuma ter dias para o pop e outros para vertentes do rock.

A organização do Rock in Rio já anunciou uma nova edição brasileira, que será realizada em 2015 no aniversário de 30 anos do festival.

Leia tudo sobre: rock in rioiron maidenmúsica

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas