Ex-baixista de uma das bandas de rock mais influentes de todos os tempos, músico inglês veio ao Brasil no começo do ano para divulgar a ópera "Ça Ira - Há Esperança"; vote em álbuns como "The Dark Side of The Moon" e "The Wall"

Ex-baixista do Pink Floyd, Roger Waters completa 70 anos nesta sexta (6). Fundador de uma das bandas mais influentes de todos os tempos e autor de canções de discos como "The Dark Side of the Moon" e "Animal", o britânico esteve no Brasil no começo do ano para divulgar a ópera "Ça Ira - Há Esperança".

Roger Walters nasceu em 1943 em Surrey, na Inglaterra. Seu pai, Eric, morreu durante a Segunda Guerra Mundial enquanto o músico ainda era um bebê, o que levou a mãe, Mary, a se mudar para Cambrige. Na nova cidade, ainda na infância, Waters conheceu Syd Barrett e David Gilmour, futuros parceiros de banda.

Depois do colegial, Waters seguiu para Londres para estudar arquitetura. Foi na faculdade que conheceu Nick Mason e Richard Wright, e com eles passou a integrar a banda Sigma Six, que também assumiu os nomes The Abdabs, The Screaming Abdabs, Leonard's Lodgers, Spectrum Five e Tea Set.

Então, em 1965, ao lado de Mason, Wright e Barrett, Waters fundou o Pink Floyd. No início, as músicas eram compostas por Barrett. Porém, após sua saída da banda, em 1968, Waters assumiu a posição de principal letrista.

O músico Roger Waters fala sobre a ópera 'Ça Ira – Há Esperança'
Divulgação
O músico Roger Waters fala sobre a ópera 'Ça Ira – Há Esperança'

Siga o iG Cultura no Twitter

Com Waters à frente do grupo, o Pink Floyd lançou álbuns como "The Dark Side of the Moon" (1973), "Wish You Were Here" (1975), "Animals" (1977) e "The Wall" (1979). Depois de finalizar a "The Wall Tour", em 1985, Waters deixou a banda alegando diferenças criativas com os demais integrantes.

Durante sua carreira solo, lançou três discos de estúdio: "The Pros and Cons of Hitch Hiking" (1984), "Radio K.A.O.S." (1987) e "Amused to Death" (1992).

Recentemente, em 2010, o músico lançou uma nova versão da turnê "The Wall", baseada no disco clássico lançado pela banda em 1979. O momento mais marcante das apresentações, que passaram por três cidades brasileiras, era a reconstrução, tijolo a tijolo, de um gigantesco muro cenográfico (com 137 metros de largura).

Uma das bandas mais influentes da história da música, o Pink Floyd coleciona discos emblemáticos em seu currículo. O iG selecionou 10 álbuns marcantes; vote no seu favorito.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.