Robert Plant completa 65 anos: vote no melhor "vovô do rock"

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Seleção do iG tem 16 roqueiros acima dos 60, como Mick Jagger, Eric Clapton e David Bowie; escolha seu preferido

Conhecido tanto pelo trabalho como vocalista do Led Zeppelin como pela carreira solo, Robert Plant comemora 65 anos nesta terça (20). O músico, que já se apresentava em pubs e bares com apenas 16 anos, continua em plena atividade - sua mais recente apresentação no Brasil aconteceu em 2012.

Robert Plant se apresenta na HSBC Arena, no Rio de Janeiro. Foto: AgNewsShow de Paul McCartney no Mineirão. Foto: Marcos Hermes/DivulgaçãoBruce Springsteen em show em Nova Jersey. Foto: ReproduçãoMick Jagger faz show surpresa em Paris. Foto: Getty ImagesDavid Bowie em clipe. Foto: ReproduçãoEric Clapton em São Paulo. Foto: DivulgaçãoSting no Festival de Viña del Mar, no Chile. Foto: EFEOzzy Osbourne toca em São Paulo. Foto: Jorge RosenbergNeil Young ao vivo no Central Park, em Nova York, durante o Global Citizen Festival. Foto: APRingo Starr em evento em Hamburgo, na Alemanha. Foto: Getty ImagesErasmo Carlos. Foto: Jorge Rosenberg/iGO cantor Serguei em show na Virada Cultural de 2012. Foto: Augusto GomesKeith Richards em ação, em 2012. Foto: Getty ImagesAlice Cooper em cena do filme 'Sombras da Noite'. Foto: DivulgaçãoBob Dylan em show nos EUA, em janeiro de 2012.. Foto: Getty ImagesIggy Pop durante shows do Stooges Isle of Wight Festival 2011, no Reuno Unido. Foto: Getty Images

Filho de um engenheiro civil e de uma cigana, Robert Anthony Plant se destacou ao entrar para o grupo Band of Joy, em 1967. Apesar de não alcançar o sucesso comercial com a banda, foi com ela que o músico britânico ganhou maior visibilidade.

Leia mais: Robert Plant reconstrói músicas do Led Zeppelin em SP

Em 1968, o guitarrista Jimmy Page estava em busca de uma nova banda. Ao lado do baixista e tecladista John Paul Jones, eles procuravam por um vocalista. Terry Reid, que era a primeira opção, recusou e indicou Plant para o cargo. O músico entrou para o grupo ao lado do baterista John Bonham (também do Band of Joy) e, em 1969, o Led Zeppelin lançava o primeiro disco.

Siga o iG Cultura no Twitter

A banda logo mostrou que Robert Plant era um vocalista de talento enorme. Sua energia no palco, assim como os agudos poderosos, influenciaram grandes nomes da música, como Freddie Mercury e Axl Rose. O grupo se separou em 1980, depois da morte de John Bonham.

Robert Plant então partiu em carreira solo. Lançou clássicos como "In the Mood" e "Tall Cool One" - além de formar parcerias, como a com Jimmy Page no disco "Unledded".

O Led Zeppelin se reuniu apenas mais uma vez, em 2007, com Jason Bonham substituindo o pai. Apesar dos rumores, nenhum outro show foi marcado ou confirmado.

Aos 65 anos, Robert Plant faz parte de um seleto grupo de "vovôs do rock" - conhecidíssimos músicos veteranos que ainda estão em atividade. O iG selecionou 16 roqueiros acima dos 60 anos; vote no seu favorito.


Leia tudo sobre: robert plantled zeppelinrock

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas