O futebol encontra a música

Por Juliana Simon , iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Jorge Ben Jor, Wilson Simonal, Skank: iG seleciona canções que reverenciam o esporte mais popular do Brasil

Brasileiras ou internacionais, clássicas ou modernas, muitas canções foram inspiradas no futebol ou levantaram a torcida em competições esportivas.

O iG selecionou algumas das mais marcantes músicas que reverenciam o esporte mais popular do País.

"Que Bonito É" (originalmente “Na Cadência do Samba”) - Desde os anos 1950, é a música que embala os mais belos gols de Pelé e cia. Composta pelo pianista Waldir Calmon, ganhou notoriedade nas transmissões esportivas do extinto canal 100.

"Replay" - Para quem ainda gosta de ouvir as partidas pelo rádio, esta faixa do Trio Esperança permanece como um clássico da trilha futebolística: "É gol/ Que felicidade/ É gol/ O meu time é a alegria da cidade".

"Fio Maravilha" - Jorge Ben Jor é talvez o mais "ludopédico" dos músicos brasileiros, com uma extensa lista de canções sobre o tema ("Camisa 10 da Gávea", "Cadê o Pênalti", "Eu Vou Torcer", "O Nome do Rei é Pelé" e "Zagueiro"). Esta é uma das mais marcantes.

"Ponta de Lança Africano (Umbabarauma)" - Outra das faixas inesquecíveis compostas por Jorge Ben Jor.

"O Rei Pelé" - Pelé serviu de inspiração para Jackson do Pandeiro, um dos grandes nomes da música brasileira.

"Pra Frente Brasil" - A eletrizante música de Miguel Gustavo, agitou o País na Copa de 70, quando ainda eram 90 milhões na torcida.

"Aqui É o País do Futebol" - marcou época. A canção fez parte do LP "México 70", de Wilson Simonal.

"É Uma Partida de Futebol" - Lançada em 1996 pelo Skank, já é um clássico recente das interpretações futebolísticas.

"Toco y Me Voy" - A paixão pelo futebol não é exclusividade brasileira. Uma belíssima música sobre o tema vem justamente da terra de Maradona.  A música descreve uma bela "cancha" portenha.

"The Man Don’t Give A Fuck" - Doentes por futebol, os galeses do Super Furry Animals não só fizeram uma canção em homenagem ao ídolo local Robin Friday como chegaram a patrocinar seu time do coração (Cardiff City Football Club)

"Three Lions" - A Inglaterra, quando foi sede da Eurocopa em 1996, criou este hino, em referência ao escudo da seleção daquele país. O refrão "Football Is Coming Home" ("O futebol está vindo para casa") marcou época.


Leia tudo sobre: música

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas