Roqueiro Chris Cornell é "intruso" em festival de blues

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Evento Best of Blues acontece em São Paulo entre terça e quinta e reúne Buddy Guy, Dr. John, entre outros

Divulgação
Chris Cornell

Cantores e guitarristas veteranos do blues como Buddy Guy, Taj Mahal, Dr. John, John Mayall e Nuno Mindelis são atrações do Best of Blues Festival, que acontece em São Paulo a partir desta terça-feira (11). O evento segue na quarta (12) e na quinta (13) no WTC Golden Hall.

O festival começaria no dia 10, mas as atrações foram reunidas no dia 11. Os ingressos adquiridos para o dia 10 podem ser usados no dia 11 sem necessidade de troca. O único nome feminino do festival é Shemekia Copeland, também a mais novata do elenco.

O roqueiro Chris Cornell, 48, um dos vocalistas mais conhecidos do grunge dos anos 1990 (ele era o dono dos vocais da banda Soundgarden), é uma espécie de "estranho no ninho" do evento. Cornell leva ao festival o show de seu disco acústico "Songbook", de 2011, que também foi mostrado no festival SWU. Além de São Paulo, o músico toca no sábado (15) no Rio de Janeiro e na próxima segunda (17), em Porto Alegre.

Siga o iG Cultura no Twitter

Buddy Guy. Foto: - DivulgaçãoChris Cornell durante sua apresentação no SWU. Foto: Jorge RosenbergGuitarrista Dr. John. Foto: DivulgaçãoGuitarrista Taj Mahal. Foto: DivulgaçãoA cantora Shemekia Copeland. Foto: DivulgaçãoJohn Mayall é atração do Best of Blues Festival. Foto: Divulgação

Além do Soundgarden, Cornell também integrou o Audioslave ao lado do guitarrista Tom Morello (Rage Against the Machine). O vocalista também participou do projeto Temple of the Dog (1991), que gerou um disco-tributo ao músico Andrew Wood (Mother Love Bone), morto por uma overdose em 1990.

Em turnê com o projeto "Songbook", Chris Cornell mostra seu lado mais doce em músicas de formato acústico. No show entram faixas tanto de sua carreira solo como do Soundgarden, do Audioslave, Temple of the Dog e covers de Led Zeppelin e John Lennon.

Veteranos do blues

Um dos pioneiros do blues de Chicago, Buddy Guy, 76, é um dos nomes mais conhecidos do festival paulistano. O guitarrista e vocalista influenciou artistas de várias gerações, como Eric Clapton e Jimmy Page.

O guitarrista Taj Mahal, 71, mescla elementos de música caribenha e africana ao blues há quase 50 anos. Mahal estudou antropologia da música na Universidade de Massachusetts, e foi considerado pelo Rough Guide to Rock como "um dos primeiros artistas a buscar possibilidades dentro da world music". Já o guitarrista, pianista e compositor Dr. John, 72, é famoso por combinar pop, jazz e boogie woogie ao blues tradicional.

O também guitarrista John Mayall, 79, chamado de "padrinho do blues britânico", foi o responsável por revelar talentos mundiais em sua banda de apoio. Do grupo John Mayall & the Bluesbreakers saíram três conhecidos músicos: Eric Clapton, Peter Green (Fleetwood Mac) e Mick Taylor (Rolling Stones).

Leia mais: Veterano guitarrista John Mayall traz blues encorpado ao Brasil

O guitarrista Nuno Mindelis, 56, é um músico luso-brasileiro nascido na cidade de Cabinda, em Angola. Única atração feminina, a cantora norte-americana Shemekia Copeland, 34, é filha do cantor e guitarrista de blues Johnny Copeland. O disco "Talking to Strangers", de 2005, foi produzido pelo guitarrista Dr. John.

Best of Blues Festival
WTC Golden Hall (av. das Nações Unidas, 12559, São Paulo)
De R$ 250 a R$ 1.200 pelo site da Livepass
Atrações: 11/6: Shemekia Copeland, Taj Mahal, Buddy Guy, Dr. John - 12/6: Nuno Mindelis, Taj Mahal, Buddy Guy e John Mayall - 13/6: Shemekia Copeland, John Mayall e Chris Cornell

Leia tudo sobre: Best of Blues FestivalmúsicaigspChris Cornell

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas