Morre Ray Manzarek, da banda The Doors

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Tecladista e fundador do grupo tinha 74 anos e lutava contra um câncer na vesícula biliar

Tecladista e fundador da banda The Doors, o norte-americano Ray Manzarek morreu nesta segunda-feira (dia 20) aos 74 anos. Ele lutava contra um câncer na vesícula biliar ha algum tempo. O músico estava na Alemanha.

Siga o iG Cultura no Twitter

Ray Manzarek em show do Doors of the 21st Century em São Paulo, em 2004. Foto: ReutersRay Manzarek em 2009. Foto: Getty ImagesRay Manzarek em 2004. Foto: Getty ImagesRay Manzarek, Stewart Copeland, Ian Astbury e Robbie Krieger, em show do Doors em 2003. Foto: Getty ImagesRay Manzarek e Robby Krieger, do Doors, em 2012. Foto: Getty ImagesRay Manzarek em show em 2004. Foto: Getty ImagesRobby Krieger e Ray Manzarek na Calçada da Fama de Hollywood. Foto: Getty ImagesRay Manzarek, tecladista da banda The Doors. Foto: Divulgação'Se não existissem negros, não existiria rock. Os ritmos da África criaram o rock' - Ray Manzarek, tecladista do Doors. Foto: Divulgação

A informação foi divulgada pelo perfil da banda no Facebook.

"Estou profundamente triste com a notícia da morte do meu amigo e companheiro de banda Ray Manzarek", disse Robby Krieger, guitarrista do Doors. "Sou orgulhoso por ter tido a oportunidade de tocar músicas do Doors com ele na última década. Ray era uma grande parte da minha vida e eu vou sentir sua falta para sempre."

O guitarrista Slash disse no Twitter: "RIP Ray Manzarek palavras não conseguem expressar...".

Foi a partir de um encontro entre Ray Manzarek e Jim Morrison em Venice Beach, Los Angeles, em 1965, que a banda The Doors foi criada. Krieger e John Densmore (baterista) também faziam parte do grupo.

O Doors tornou-se um dos nomes mais conhecidos do rock, com músicas como "Light My Fire", LA Woman", "Break On Through to the Other Side", "The End" e "Hello, I Love You". A banda vendeu mais de 100 milhões de discos.

O grupo acabou em 1971, com a morte de Jim Morrison. Em 2002, Manzarek e Krieger voltaram a tocar sob o nome The Doors of the 21st Century, com Ian Astbury (The Cult) como vocalista.

Manzarek deixa a mulher, Dorothy, os irmãos Rick e James, o filhos Pablo e três netos.

Abaixo, ouça "Break On Through", do Doors:


Leia tudo sobre: ray manzarekdoorsmúsica

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas