Vanguart sai da melancolia e diz: "Novo disco é mais pop"

Por Susan Souza , iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Com previsão de lançamento para julho, grupo de Cuiabá se inspira em fase "ensolada" para compor disco mais "digerível"

Amor, amizade e otimismo são temas que inspiram a nova sonoridade do grupo folk-rock Vanguart, que anteriormente tinha um "caráter mais melancólico", segundo o vocalista Helio Flanders. "Estamos inspirados pelo momento que vivemos, que é mais legal. O disco anterior tinha aquela pressão de ser o segundo álbum, de ter que se afirmar, era mais introspectivo. O novo trabalho é mais para cima”, define o vocalista em entrevista ao iG. O sucessor de “Boa Parte de Mim Vai Embora”, que ainda não tem nome, foi gravado no Rio de Janeiro recentemente e tem previsão de lançamento para julho deste ano.

Divulgação
Vanguart grava o terceiro disco no Rio

Com pegada pop, mas que "não chega a ser dançante", as 12 faixas do terceiro disco do grupo são cantadas em português. Definidas por Helio como "ensolaradas", significam "algo que não ocorreu até hoje no Vanguart, tem muito mais refrão, é pop, é digerível", completou o vocalista. A gravação feita no estúdio Tambor teve produção conjunta de Rafael Ramos e não tem nenhum convidado especial nas músicas. "Estamos em seis na banda, já temos muito para acrescentar". A partir deste disco, a violinista Fernanda Kostchak entra na banda como a sexta integrante oficial.

Passeando por instrumentos que vão além do esperado para uma banda de rock - como a formação clássica de guitarra, baixo e bateria - o Vanguart optou por explorar, eles mesmos, o segredo de outros instrumentos. Há clarinete, mandolim e lap steel. "A gente prefere tocar esses instrumentos nós mesmos e acho que não fazemos como instrumentistas, mas como alguém que está explorando. Acredito que a execução não deve ser muito perfeita, mas estamos tocando de uma maneira muito própria", contou Helio, que fica responsável pelo violão, trompete, gaita de boca, guitarra e mandolim que aparecem no disco e na futura turnê.

Leia tudo sobre: Vanguartlançamentonovo discoHelio Flanders

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas