Musa hippie, Janis Joplin faria 70 anos

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Veja imagens da carreira da cantora de "Mercedes Benz", morta aos 27 anos

A cantora norte-americana Janis Joplin completaria 70 anos neste sábado (19). Janis Lyn Joplin nasceu em Port Arthur, no Texas, e na adolescência começou a escutar discos de artistas de blues, como Bessie Smith, Lead Belly e Big Mama Thornton.

Janis Joplin (1943-1970). Foto: Getty ImagesRetrato de Janis Joplin em Austin, Texas, 1962. Foto: Getty ImagesJanis Joplin em imagem de 1965. Foto: Getty ImagesJanis Joplin em apresentação no Monterey Pop Festival, 1967. Foto: Getty ImagesA cantora Janis Joplin durante show em São Francisco, na Califórnia, 1967. Foto: Getty ImagesImagem de Janis Joplin em 1968. Foto: Getty ImagesJanis Joplin nos bastidores com sua banda, 1969. Foto: Getty ImagesJanis Joplin no Hotel Chelsea, em Nova York, 1969. Foto: Getty ImagesJanis Joplin no Hotel Chelsea, em Nova York, 1969. Foto: Getty ImagesA cantora Janis Joplin em Nova York, 1969. Foto: Getty ImagesJanis Joplin na Dinamarca, 1969. Foto: Getty ImagesJanis Joplin na Dinamarca, 1969. Foto: Getty ImagesJanis Joplin em imagem de 1970. Foto: Getty ImagesA cantora Janis Joplin em show, 1970. Foto: Getty ImagesJanis Joplin no Dick Cavett Show, 1970. Foto: Getty ImagesJanis Joplin (1943-1970). Foto: Getty Images

Nesse período, Janis começou a cantar música folk com seus colegas, ao mesmo tempo em que era hostilizada pelos colegas de classe por seu peso e pela forma diferente com que se portava. "Eu era uma desajustada. Eu lia, pintava e não odiava os negros", disse a artista ao recordar a adolescência.

Um artigo publicado em 1962 no jornal The Daily Texan, que circulava dentro da Universidade do Texas, apontava Janis como a garota que "ousa ser diferente". "Ela vai às aulas descalça quando sente vontade, usa calças jeans em classe pois as acha mais confortáveis e carrega sempre uma pequena harpa, para poder tocar assim que a vontade surgir. Seu nome é Janis Joplin".

Getty Images
A cantora Janis Joplin em 1970

Siga o iG Cultura no Twitter

Em 1963, largou a faculdade e foi para a cidade de San Francisco, onde misturou suas primeiras gravações com um estilo de vida regado a álcool e drogas. Incentivada pelos amigos, Janis retornou ao Texas e após livrar-se dos vícios, passou a integrar a banda de rock psicodélico Big Brother and the Holding Company, em 1966.

Janis permaneceu no grupo até 1969, e acabou não apenas retornado ao mundo das drogas, como passou a fazer uso de heroína. Apesar da curta carreira solo, a cantora participou dos principais programas musicais da televisão da época, além de tocar em Woodstock e no Madison Square Garden.

Em fevereiro de 1970 Janis viajou para o Brasil, em mais uma tentativa de livrar-se das drogas. Porém, ao retornar aos EUA no mesmo ano, a cantora cedeu novamente aos vícios e acabou morrendo de overdose em 4 de outubro de 1970, aos 27 anos - exatamente 16 dias após a morte do guitarrista Jimi Hendrix, também aos 27.

Leia também: Estudo rejeita que 27 anos seja "idade maldita" para músicos

Leia tudo sobre: Janis Joplinmúsica

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas