"A música sempre precisa de imagem", afirma diretor francês Alex Courtês

Por Luísa Pécora - iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Artista é a principal atração do Music Video Festival, evento que acontece no MIS, em São Paulo, para celebrar os clipes; leia entrevista

Divulgação
Alex Courtès, diretor de clipes de sucesso como "Seven Nation Army", do White Stripes

Uma celebração do videoclipe acontecerá neste sábado (19) no Museu da Imagem do Som (MIS), em São Paulo, com debates, premiações, convidados especiais e exibições de vídeos nacionais e internacionais. O evento faz parte do Music Video Festival (ou “m-v-f”), que começou em dezembro e vai até 27 de janeiro, traçando uma retrospectiva da história e da importância dos clipes como forma de arte.

Siga o iG Cultura no Twitter

A principal atração é o francês Alex Courtès, diretor de vídeos de sucesso como “Seven Nation Army”, do White Stripes, e “Vertigo” do U2. Formado em artes gráficas, Courtês viu o clipe deixar de ser algo exclusivamente divulgado por emissoras como a MTV para passar a ser visto a qualquer momento por usuários de sites como YouTube. Para ele, uma mudança positiva para todos.

“Hoje as pessoas podem escolher o que querem ver e nós podemos saber se estamos sendo vistos, se estamos fazendo sucesso”, afirmou, em entrevista ao iG. “Além disso, não há censura. Acabei de fazer o vídeo de 'Cochon Ville' do (cantor francês) Sébastien Tellier e há um monte de garotas peladas. Antes não podia fazer isso, agora posso fazer o que quiser.”

Courtès acredita que o tempo e as transformações da mídia não diminuíram a importância do clipe. “A música sempre precisa de imagem", explicou. "O estilo das roupas, o modo como os artistas apresentam suas músicas, tudo isso mostra quem eles são e ajuda a criar uma identificação com o público”, acrescentou, citando a cantora Lady Gaga como exemplo de quem conta com o visual para atingir os fãs.

Veja "Seven Nation Army", do White Stripes, dirigido por Alex Courtès:


O diretor francês espera poder conhecer clipes de artistas brasileiros durante sua passagem pelo Music Video Festival. Entre os convidados nacionais do evento estão Fernando ‘Del’ Reginato, diretor de “Mariô", do rapper Criolo, e Mauricio Eça, responsável por “Diário de um Detento”, dos Racionais MC’s.

Completam o time de atrações internacionais o americano Kahlil Joseph, diretor de "Until The Quiet Comes" do Flying Lotus; a francesa Ophélie, organizadora do festival de clipes Protoclip, que acontece anualmente em Paris; entre outros.

Veja "Mariô", de Criolo, dirigido por Fernando Del Reginato:


Confira a programação completa:

15h30 – m-v-f- Live Shooting: gravação de uma cena do novo clipe da cantora Blubell, o “I Charleston SP”, na fachada do MIS..

16h00 – m-v-f Awards: exibição dos 10 videoclipes finalistas da categoria Melhor Videoclipe Nacional de 2012.

17h00 – painel: “Unha & Carne: processos colaborativos”: alguns dos melhores videoclipes já produzidos marcaram grandes parcerias entre diretores, artistas e fãs. Serão discutidos os processos criativos em conjunto, as vantagens e eventuais dificuldades neste tipo de relacionamento. Participantes: Fernando ‘Del’ Reginato, Kahlil Joseph, Daniela Cucchiarelli, Gandja Monteiro, Mauricio Eça, Adriano Plotzki e R.Pitta. Com moderação de Duda Leite.

18h00 – m-v-f Awards: exibição dos 10 videoclipes finalistas da categoria Melhor Videoclipe Internacional de 2012.

19h00 – painel: “The French Kiss”: processos criativos e as atuais formas de exibição dos videoclipes. A intensa e inovadora produção francesa e sua influência no mercado mundial. Participantes: Ophélie Beaurepaire, Alex Courtès, Jules de Chateleux e Acid Washed. Moderação de Seb Caudron.

20h00 – painel: “DEVO Retrospective”: exibição dos videoclipes da banda que marcou uma geração, seguido de um bate-papo com os curadores da exposição “Spectacle: the Music Video” Duda Leite, Jonathan e Meg Wells.

21h00 – m-v-f- Awards: premiação das categorias Melhor Videoclipe Nacional e Internacional de 2012, escolha do júri e do público.

Festival m-v-f

Data: 19 de janeiro
Horário: 15h às 22h.
Local: Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158 – São Paulo)
Entrada : gratuita, com senhas serão distribuídas na recepção do MIS para todos os painéis à partir das 15h.
Informações: (11) 2117-4777

Leia tudo sobre: videoclipesMIS

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas