Onde estão os criadores do rock?

Saiba por onde andam músicos como Chuck Berry, Jerry Lee Lewis e Little Richard, que completa 80 anos nesta quarta

iG São Paulo |

Considerado o "arquiteto do rock" pelo Rock and Roll Hall of Fame, o músico Little Richard completa 80 anos nesta quarta (dia 5). Nascido em Macon, nos Estados Unidos, Richard Wayne Penniman começou a cantar desde cedo em igrejas com a família.

Siga o iG Cultura no Twitter

Foi a partir do gospel que ele desenvolveu suas habilidades musicais, que o conduziram para os bares de boogie woogie, estilo musical que antecedeu o rock. Foi mesclando essas influências que ele desenvolveu seu estilo característico, que pode ser conferido em seu primeiro sucesso, "Tutti Frutti", de 1955.

A canção, que começa com o famoso "A-wop-bop-a-loo-mop-a-lop-bam-boom", é tida por muitos como o berço do rock. Nela, Richard imprime seu piano de batidas rápidas e gritos agudos, que viriam a marcar outros de seus hits, como "Lucille", "Jenny, Jenny" e "Good Golly, Miss Molly".

Getty Images
Little Richard em estúdio de gravação durante os anos 1960

Dividido entre a vida como estrela do rock e pastor da igreja, o músico viveu altos e baixos, sofrendo discriminação por sua cor, no período de segregação dos Estados Unidos, e homossexualidade.

Apesar de não gravar material inédito, Little Richard continua se apresentado, assim como outros criadores do rock.

Aos 77 anos Jerry Lee Lewis , famoso pelas clássicas "Whole Lotta Shakin' Goin' On" e "Great Balls of Fire", segue fazendo shows. Em 2009 o músico passou pelo Brasil e, no ano seguinte, lançou o álbum de duetos "Mean Old Man".

Outro que continua na ativa é o guitarrista Chuck Berry , de 86 anos. Apesar de ter anunciado sua aposentadoria, o autor de "Johnny B. Goode", "Roll Over Beethoven" e "Sweet Little Sixteen" disse que volta a se apresentar no Brasil em abril de 2013. O show ainda não tem local definido.

Apesar de morto, Elvis Presley continua fazendo dinheiro . Em cartaz em São Paulo desde setembro até o último domingo (2), a mostra "The Elvis Experience" contou com 600 objetos pessoais do Rei do Rock.

Veja também: A história do rock contada através de 30 bandas e artistas

    Leia tudo sobre: Little Richardrock

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG