Paulinho da Viola completa 70 anos

Em mais de 40 anos de carreira, músico se notabilizou como cantor e compositor de samba e choro

iG São Paulo | - Atualizada às

O músico Paulinho da Viola completa 70 anos nesta segunda (12). Nascido no Rio de Janeiro, Paulo César Batista de Faria é filho do violonista César Faria, famoso por participar do conjunto de choro Época de Ouro.

Graças ao pai, durante a infância e adolescência acompanhou rodas de choro com figuras marcantes da música brasileira, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Tia Amélia. Com o samba, o contato surgiu por da escola de samba União de Jacarepaguá, onde apresentou "Pode ser Ilusão", um de seus primeiros sambas.

O primeiro pagamento pelo trabalho como músico veio das mãos de Cartola, após algumas apresentações em seu restaurante, o Zicartola. Já o nome artístico surgiu em 1965, durante a gravação do primeiro disco do grupo A Voz do Morro.

Divulgação
O músico Paulinho da Viola

Siga o iG Cultura no Twitter

Em 1966, Paulinho participou do festival de música brasileira da TV Record, ficando em terceiro lugar com "Canção para Maria". Dois anos mais tarde, em 68, lançava o primeiro disco solo "Paulinho da Viola", seguido pelo famoso "Foi um Rio Que Passou em Minha Vida", de 1970.

Após uma prolífica década de 1970, em que praticamente lançou álbuns em todos os anos, Paulinho da Viola sentiu-se desmotivado logo no início dos anos 1980. Desgostoso com as exigências das gravadoras, o músico reduziu o ritmo de produção e passou a fazer trabalhos mais apurados.

Leia também: Paulinho da Viola faz show repleto de clássicos na Virada Cultural

Tido como sofisticado, na década seguinte a carreira de Paulinho ficou marcada pelo elogiado "Bebadosamba" (1996), que acabou rendendo ao músico dois álbuns ao vivo: "Bebadachama (Ao vivo)", de 1997, e "Sinal Aberto com Toquinho", de 1999.

O último trabalho lançado pelo músico, que divide seu tempo entre as composições e a paixão pela marcenaria, foi "MTV Acústico Paulinho da Viola", de 2007.

    Leia tudo sobre: Paulinho da Violasambachoromúsica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG