Carmélia Alves, a "rainha do baião", morre no Rio de Janeiro

Aos 89 anos, cantora foi vítima de complicações cardíacas; velório será no Retiro dos Artistas

iG São Paulo | - Atualizada às

A cantora Carmélia Alves, a "rainha do baião", morreu na noite deste sábado (3), aos 89 anos, no Rio de Janeiro. Internada há 20 dias no Hospital das Clínicas de Jacarepaguá, Carmélia foi vítima de complicações cardíacas e teve falência múltipla dos órgãos.

Natural da capital fluminense, Carmélia Alves começou a carreira na década de 1940, interpretando canções célebres de Carmen Miranda na rádio e, depois, virando crooner do hotel Copacabana Palace.

Divulgação
Capa do disco da cantora com Luiz Gonzaga (1977)

Mais tarde, quando as músicas de Luiz Gonzaga passaram a fazer sucesso, acrescentou o baião a seu repertório – por conta disso, recebeu de Gonzaga o título de "rainha do baião". Os dois se apresentaram juntos diversas vezes e a parceria deu origem ao disco "Luiz Gonzaga e Carmélia Alves ao Vivo", gravado em 1977 no teatro João Caetano, no Rio.

Siga o iG Cultura no Twitter

"Sabiá na Gaiola", "Trepa no Coqueiro", "Coração Magoado" e "Esta Noite Serenou" são algumas das canções famosas em sua voz. Estrela da época, também participou de filmes como "Carnaval em Lá Maior" (1955) e "Agulha no Palheiro" (1953), e excursionou pelo exterior com o marido, o também cantor Jimmy Lester (1914-1998).

Ouça abaixo a música "Trepa no Coqueiro":

Em 2005, Carmélia particiou do show "Estão Voltando as Flores", de 2005, em que homenageava, ao lado de Carminha Mascarenhas, Violeta Cavalcanti e Ellen de Lima, o repertório da era de ouro do rádio, entre os anos 1930 e 1950. O sucesso do quarteto foi tão grande que o espetáculo deu origem a um álbum e, pouco depois, ao documentário "Cantoras do Rádio" (2008).

Nos últimos anos, Carmélia sofria com o Mal de Alzheimer. O velório da cantora será realizado na manhã deste domingo (4) no Retiro dos Artistas, zona oeste do Rio, onde morava.

    Leia tudo sobre: carmélia alvesera do rádiomúsicabaião

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG