Veja imagens da carreira de Milton Nascimento, que completa 70 anos

Cantor vai gravar DVD comemorativo em novembro; vote na sua canção preferida

iG São Paulo |

O cantor e compositor Milton Nascimento completa 70 anos nesta sexta (26). Apesar de nascido no Rio de Janeiro, passou a infância e a adolescência na cidade de Três Pontas, em Minas Gerais, o que fez dele um "mineiro de coração".

Aos 13 anos, Milton Nascimento formou o conjunto Luar de Prata, ao lado do amigo Wagner Tiso, posteriormente chamado de W's Boys. O sucesso adquirido nos bailes da região fez com que os dois fossem convidados a integrar o Conjunto Holliday, de Belo Horizonte.

Em Belo Horizonte, Milton criou em 1964 o Berimbau Trio, ao lado de Wagner Tiso e Paulinho Braga. Dois anos mais tarde, participou do Festival Berimbau de Ouro, em São Paulo, defendendo "Cidade Vazia", de Baden Powell e Lula Freire. No mesmo período, Elis Regina gravou sua composição "Canção do Sal".

Siga o iG Cultura no Twitter

Durante o Festival Internacional da Canção (FIC), em 1967, recebeu o prêmio de melhor intérprete enquanto "Travessia", música de sua autoria, ficou em segundo lugar. A canção logo tornou-se uma das mais emblemáticas de sua carreira.

Após lançar quatro discos solo, ("Travessia", "Courage", "Milton Nascimento" e "Milton e ah, o Som imaginário"), Milton gravou em 1972 o "Clube da Esquina". Além dele e de Wagner Tiso, o álbum conta com a participação de músicos como Lô Borges, Tavinho Moura, Beto Guedes e Toninho Horta.

Leia também:  Musical revê 50 anos de produção de Milton Nascimento

"Clube da Esquina" projetou Milton até mesmo internacionalmente. Graças ao trabalho, o músico gravou com Wayne Shorter, nos Estados Unidos, o disco "Native Dancer", e passou a colaborar com artistas como Herbie Hancock, Ron Carter, Mercedes Sosa, Fito Paez, Peter Gabriel, James Taylor, Sting, Paul Simon e Duran Duran.

Em 1998, recebeu o Grammy de álbum de world music pelo disco "Nascimento". Dois anos depois, ganhou novamente na premiação, na categoria disco pop contemporâneo brasileiro por "Crooner".

Leia também:  Milton Nascimento festeja 50 anos de carreira em show emocionante, mas irregular

Além dos 70 anos de idade, Milton Nascimento comemora em 2012 diversas conquistas, entre elas os 50 anos de carreira , os 45 anos de seu disco de estreia, "Travessia", e os 40 anos do "Clube da Esquina". Tudo isso será condensado no DVD "Milton Nascimento - 50 Anos de Voz nas Estradas", que será gravado no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, em 25 de novembro.

    Leia tudo sobre: Milton NascimentoClube da Esquinamúsica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG