Filme do 007 e shows lendários marcaram o Morro da Urca nas décadas de 70 e 80

100 anos do bondinho do Pão de Açúcar: Tim Maia, Paralamas do Sucesso, Titãs e Blitz fizeram emblemáticas apresentações no cartão-postal carioca

Valmir Moratelli iG Rio de Janeiro | - Atualizada às

No Rio de Janeiro de 1983, quem procurava diversão se dirigia ao “Noites Cariocas”, que lotava durante todo o verão o Morro da Urca . “Bondinhos, bondinhos e mais bondinhos repletos de consumidores ávidos de música e de sexo”, conforme definiu Nelson Motta em seu livro “Noites Tropicais”. Um dos shows mais aguardados naquela temporada também ficou marcado como um dos mais emblemáticos da história cultural do Pão de Açúcar: Tim Maia.

Em vez de subir, você manda o pessoal aqui pra baixo e a gente faz o show na praça”

Na noite da apresentação, quando já se passava da meia-noite, os organizadores foram tomados por preocupação. Tim, ao chegar à estação da Praia Vermelha, olhou para o bondinho balançando lá no alto e disse: “Não entro nessa porra de jeito nenhum. Só com anestesia geral”. Segundo conta Nelson Motta em seu livro, durante intermináveis minutos tentaram convencê-lo a subir.

Tim Maia propôs outra ideia. “Em vez de subir, você manda o pessoal aqui pra baixo e a gente faz o show na praça”. Após horas de aflição, conseguiram convencer Tim a pegar o bondinho. Ao entrar no palco cantando “Vale Tudo”, Tim faria um show sensacional, segundo os próprios presentes àquela noite. Outros shows considerados emblemáticos também tiveram como cenário a Baía da Guanabara ao fundo. Gang 90, Blitz, Lulu Santos, Ritchie, Lobão, Barão Vermelho, Titãs, Paulinho da Viola, Toquinho... na década de 80, o Morro da Urca entrou para a história cultural da cidade.

Leia também:  Símbolo do Rio de janeiro, bondinho do Pão de Açúcar completa 100 anos

Mais recentemente, a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar , responsável pela administração do local, resgatou este viés do entretenimento. O projeto musical Verão do Morro é realizado desde 2007 e entrou para o calendário de eventos da cidade. Assim como a festa de Réveillon do Morro, que voltou a ser realizada no ponto turístico a partir de 2006, atraindo milhares de moradores da cidade e turistas para uma das mais privilegiadas vistas da queima de fogos de Copacabana.

Momentos exóticos

O bondinho também foi cenário de uma produção hollywoodiana. No filme “007 Contra o Foguete da Morte”, de 1979, o agente secreto britânico James Bond (interpretado pelo ator Roger Moore) derrota seu famoso inimigo Dentes de Aço (Jaws), interpretado por Richard Kiel. Em uma das sequências mais eletrizantes do longa, James Bond se equilibra nos cabos de aço a mais de 500 metros de altura e aprisiona seu rival dentro de um dos bondes em movimento.

Marcelo Régua/ Ag. O Dia
O carro usado pelo piloto Maurício Gugelmin na Fórmula Indy de 1996, foi içado até o Morro da Urca

Em setembro de 1996, o carro usado pelo piloto Maurício Gugelmin, na Fórmula Indy, foi içado até o Morro da Urca em uma campanha publicitária. Os patrocinadores da equipe PacWest resolveram alugar um espaço no topo do morro e um bondinho para fazer o trajeto com o carro.

Mais:  Aos 100 anos, bondinho do Pão de Açúcar vai passar por reforma de R$ 6,1 milhões

Em 1977, o equilibrista americano Steven McPeak caminhou sobre o cabo do teleférico, entre o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, segurando uma vara metálica como contrapeso. Até o Papai Noel já pegou “carona” no bondinho. Em novembro de 2005, ele teve seu trenó acoplado aos cabos de sustentação do bondinho, para alegria dos turistas presentes.

Entre as diversas personalidades que já foram ao famoso mirante, uma está nos anais do centenário do bondinho. Muita gente acha que é lenda, mas a assessoria de comunicação do Pão de Açúcar confirma que Albert Einsten já visitou o local. Foi em 1925, quando os bondinhos eram de madeira. Não há registro fotográfico da visita do cientista.

Severino Silva / Ag. O Dia
Papai Noel no bondinho do Pão-de-Açúcar, na Urca. Foto de 18 de novembro de 2005

Festa para a chegada de 2013

Aos que sonham passar réveillon a 396 metros de altura, em pleno Pão de Açúcar, uma oportunidade é a 7ª edição do “Réveillon do Morro”. Além do visual que se tem do alto do local, cariocas e turistas poderão comemorar a chegada de 2013 ao som de samba, MPB e soul music. A gastronomia será sofisticada e assinada pelo restaurante Zozô. Quatro pistas de dança funcionarão simultaneamente, comandadas pelos DJs Janot, Yuri Almeida, Matheus Puertas e Iuri Carvalho, ao som de ritmos variados.

Serão oferecidas duas opções de ingresso para a festa: Morro da Urca e Pão de Açúcar. O Morro da Urca inclui buffet completo Zozô, com open bar, sobremesas, café da manhã, acesso aos shows e mesas sem lugar reservado. Quem optar pelo ingresso “Pão de Açúcar” terá direito a buffet com open bar, mesas com lugar reservado nos Discos ou no Anfiteatro (áreas onde acontecem apresentações musicais) e ainda acesso ao Pão de Açúcar no período entre 22h30 e 1h30, com uma vista privilegiada da queima de fogos da Praia de Copacabana e bebidas diferenciadas.

Divulgação
Storyboard das cenas do filme '007', de 1979, filmado no bondinho

    Leia tudo sobre: morro da urcabondinhopão de açucarnoites cariocasshows007

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG