Roger Waters completa 69 anos

Baixista do Pink Floyd passou neste ano pelo Brasil com a turnê "The Wall Live"; veja a galeria de fotos do roqueiro

iG São Paulo |

Ex-baixista do Pink Floyd, Roger Waters completa 69 anos neste domingo (9). O músico, um dos fundadores do lendário grupo de rock, lançou em 2010 uma nova versão da turnê "The Wall", baseada no disco clássico lançado pela banda em 1979.

Siga o iG Cultura no Twitter

No início deste ano Waters passou pela América do Sul com a turnê. No Brasil, o músico se apresentou em Porto Alegre , Rio de Janeiro e São Paulo . Em cada show o público presenciou a reconstrução, tijolo a tijolo, de um gigantesco muro cenográfico (com 137 metros de largura).

O Pink Floyd foi fundado em 1965 pelos estudantes Roger Waters, Nick Mason, Richard Wright e Syd Barrett. No início, as músicas eram compostas por Barrett. Porém, após sua saída da banda, em 1968, causada por seu estado de deterioração mental, Waters assumiu a posição de principal letrista.

Com Waters à frente do grupo, o Pink Floyd lançou álbuns como "The Dark Side of the Moon" (1973), "Wish You Were Here" (1975), "Animals" (1977) e "The Wall" (1979). Depois de finalizar a "The Wall Tour", em 1985, Waters deixou a banda alegando diferenças criativas com os demais integrantes.

Infográfico: Compare a versão atual da turnê "The Wall" com a de 1980

Durante sua carreira solo, lançou três discos de estúdio: "The Pros and Cons of Hitch Hiking" (1984), "Radio K.A.O.S." (1987) e "Amused to Death" (1992).

A última apresentação do Pink Floyd aconteceu em 2 de julho de 2005, quando Waters se reuniu com Nick Mason, Richard Wright e David Gilmour para o concerto beneficente Live 8.

    Leia tudo sobre: Roger WatersPink Floydmúsica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG