Rolling Stones se reúne para comemorar 50 anos do primeiro show

Banda estreou no palco em 12 de julho de 1962, no lendário Marquee Club; veja fotos de toda a carreira do grupo

Augusto Gomes , iG São Paulo | - Atualizada às

Há 50 anos, o Rolling Stones estreava em um palco. O primeiro show da história da banda aconteceu em 12 de julho de 1962, no lendário Marquee Club, em Londres. Para festejar a data, os músicos se reunirão em público pela primeira vez desde 2007 para a abertura de uma exposição fotográfica em comemoração ao cinquentenário do grupo.

Ouça músicas do Rolling Stones

Intitulada "Rolling Stones: 50", a mostra ficará em cartaz na Somerset House, em Londres, até 27 de agosto. Junto com a exposição, será lançado um livro com o mesmo título, com imagens de toda a trajetória do grupo. O volume de fotos chega às livrarias pouco depois de "Mick: The Wild Life and Mad Genius of Jagger" , biografia não autorizada de Mick Jagger.

Getty Images
Jagger e Richards

No livro, o autor Christopher Andersen detalha os casos do cantor com David Bowie e Carla Bruni. O livro ainda não tem previsão de publicação no Brasil.

Em compensação, acaba de sair no país "Jagger - A Biografia", escrita por Marc Spitz (autor de "Bowie - A Biografia", lançado no país em 2010).

Apesar de não trazer tantas revelações bombásticas sobre o cantor, a obra também dedica várias páginas à sexualidade do astro, um dos maiores conquistadores da história do rock.

Nova turnê

A expectativa para o reencontro da banda é grande, já que existe a possibilidade de Mick Jagger e Keith Richards aproveitarem a ocasião para anunciar as datas da turnê de despedida dos Stones.

Apesar de ainda não haver confirmação oficial, é quase certo que o grupo volte aos palcos em 2013. Seu último show aconteceu em agosto de 2007, na O2 Arena, também em Londres.

Meio século de carreira

Dos seis integrantes da formação do Rolling Stones que tocou no Marquee Club há meio século, apenas o vocalista Mick Jagger (68 anos) e o guitarrista Keith Richards (também 68) continuam na banda. O baterista Tony Chapman abandonou o grupo em janeiro de 1963 e foi substituído por Charlie Watts (71 anos).

O baixista Dick Taylor também não durou muito tempo - saiu ainda em 1962. Em seu lugar, entrou Bill Wyman, que deixou a banda em 1993. A formação era completada pelo guitarrista Brian Jones, morto em 1969, e o pianista Ian Stewart, que continuou tocando com o Rolling Stones como músico convidado até sua morte, em 1985.

Leia também: Dez fatos curiosos sobre o Rolling Stones

Apesar de o show de estreia ter acontecido em julho de 1962, a primeira música só foi lançada quase um ano depois: "Come On", um cover de Chuck Berry, que saiu em junho de 1963. O primeiro disco ainda demorou mais um pouco. Intitulado simplesmente "The Rolling Stones", o álbum chegou às lojas britânicas em abril de 1964. Das 12 faixas, dez eram covers.

Leia também: 50 anos de Rolling Stones em 50 imagens

Neste meio século de carreira, a banda já lançou 29 discos de estúdio, 12 álbuns ao vivo e mais de 100 singles. Estima-se que o grupo já tenha vendido mais de 200 milhões de discos em todo o planeta.

Getty Images
Jagger e Richards no palco

Nos palcos

Nestes 50 anos de trajetória, o Rolling Stones construiu uma reputação de grandes apresentações ao vivo. As turnês norte-americanas de 1969 e de 1972, por exemplo, entraram para a história como duas das melhores de todos os tempos.

Boa parte desses shows foi registrada em discos ao vivo. O melhor deles é "Get Year Ya-Ya's Out!", gravado nos Estados Unidos em 1969 e lançado no ano seguinte. Em 2010, o álbum foi relançado com faixas bônus.

No ano passado, o grupo também colocou no ar o site Stones Archive , com áudios de shows da banda. Entre eles, está o lendário "Brussels Affair", de 1973, que durante décadas circulou em discos piratas.

A partir do final dos anos 1980, a banda começou a fazer longas turnês mundiais marcadas pelos palcos gigantescos. Foi nessa fase que o grupo fez suas três visitas ao Brasil .

Antes, Jagger e Richard já tinham passado pelo país, mas nunca para fazer shows. Os primeiros aconteceram em janeiro de 1995, em São Paulo e Rio de Janeiro. Depois, em abril de 1998, nas mesmas cidades.

A última performance dos Stones no país foi a mais marcante. Em 18 de fevereiro de 2006, o grupo fez um show gratuito na praia de Copacabana, no Rio. O público, estimado em 1,5 milhão de pessoas, foi o maior da carreira da banda.

Veja abaixo cinco dos principais sucessos do Rolling Stones:

    Leia tudo sobre: Rolling StonesMick JaggerKeith Richardsmúsica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG