Morre aos 89 anos Doc Watson, pioneiro do folk e do bluegrass

Guitarrista cego se recuperava de cirurgias complicadas no cólon realizadas recentemente

iG São Paulo com agências |

AP
Doc Watson toca em festival em maio de 2011
O guitarrista e cantor norte-americano Doc Watson, vencedor de sete prêmios Grammy e pioneiro do folk e do bluegrass, morreu nesta terça-feira (dia 29) aos 89 anos em um hospital da Carolina do Norte (EUA), confirmaram seus agenes.

Watson morreu enquanto tentava recuperar-se de duas complicadas operações no cólon que foram realizadas na semana passada, segundo informou à emissora CNN Mary Katherine Aldin, porta-voz da gravadora do músico, a Folklore Productions.

Siga o iG Cultura no Twitter

Doc Watson é citado frequentemente pelos músicos de folk como influência, devido a sua mistura de bluegrass, blues, country e gospel.

"Doc era um artista lendário que misturou suas raízes musicais tradicionais Appalachian com diversas tipos de música para criar um estilo único e um repertório amplo", afirmou em comunicado sua gravadora.

Ouça músicas e aprenda letras de Doc Watson

O guitarrista, que ficou cego quando era criança, começou sua carreira na década de 1960 com gravações de melodias tradicionais como "Deep River Blues", "Shady Grove" e "Blues de Rising Sun".

Watson ganhou um Grammy especial em 2004 pelo conjunto de sua obra. Seu prêmio mais recente foi entregue em 2006, quando venceu o Grammy na categoria de melhor performance instrumental country por "Whiskey Before Breakfast".

* com EFE e Reuters

    Leia tudo sobre: Doc Watsongrammyfolk

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG