"Não podemos nos acomodar em fórmulas de sucesso", diz Zeca Baleiro

Novo disco tem 12 produtores diferentes e participações de Chorão e Margareth Menezes

Augusto Gomes, iG São Paulo |

Gal Oppido / Divulgação
Zeca Baleiro
Zeca Baleiro está de volta. O cantor maranhense acaba de lançar o álbum "O Disco do Ano". É seu primeiro trabalho de inéditas desde os dois volumes de "O Coração do Homem-Bomba", de 2008.

Desta vez, ele preferiu não colocar dois discos nas lojas ao mesmo tempo. "Queria um disco só. Enxuto, pop e leve de ouvir. A audição do 'Homem-Bomba' era um pouco mais difícil", afirma o músico ao iG .

Ouça músicas de Zeca Baleiro

A maioria das faixas de "O Disco do Ano" foi composta em 2011. "As exceções são 'Nada Além', parceria com Frejat, que já tem uns cinco anos, e 'Calma Aí, Coração', feita com Hyldon há dois anos" ( veja o clipe da canção ao final do texto ).

Cada uma das 12 músicas teve um produtor diferente. "Não podemos nos acomodar em fórmulas de sucesso", justifica Zeca sobre a experiência. "Foi um jeito novo, instigante, que achei de fazer este novo trabalho."

Na faixa "O Desejo", Zeca canta ao lado de Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr. "Nos conhecemos quando gravei 'Proibida pra Mim'. Gravamos juntos uma matéria para um programa de TV e ficamos amigos do tipo 'distantes que se admiram'".

Em outubro do ano passado, o cantor foi a Santos, cidade natal de Chorão, participar da gravação de um DVD do Charlie Brown Jr. "Sou fã dos caras e do Chorão. Acho ele um baita cantor pop e letrista dos bons", elogia.

Divulgação
Capa de 'O Disco do Ano', de Zeca Baleiro
O álbum tem mais duas participações especiais: Margareth Menezes, em "Último Post", e Andreia Dias, em "Meu Amigo Enock". Zeca conta que pensou nas duas cantoras ao ver as músicas semi-produzidas.

"Margareth é ótima cantora de reggae, embora hoje ela cante menos do que no início da carreira", diz. "E eu chamei Andreia para a gente 'emular' bandas de rock tipo Gang 90, que cantavam sempre em duo."

Bastidores

A produção do álbum pôde ser acompanhada pelo público, através de um hotsite criado por Baleiro. "Acho que as pessoas têm grande curiosidade de saber como funcionam os bastidores da produção de um disco, e já que hoje temos essas ferramentas bem ao alcance da mão, por que não fazer isso de vez em quando?"

"Não prometo fazer sempre, mas foi uma ideia que surgiu nesse momento e achei legal. Teve uma resposta incrível e aqueceu o lançamento. Foi divertido", completa. O contato com o público rendeu frutos: a capa de "O Disco do Ano", por exemplo, foi escolhida por meio de votação popular.

Além disso, Zeca aproveitou o hotsite para conversar com fãs. "Rola de tudo, né? Desde rasgação de seda até críticas mais contundentes. E também sugestões com propriedade, do tipo 'queria que você tivesse regravado tal música, nunca ouvi na sua voz'."

Nesta terça (8), os fãs poderão dar essas e outras sugestões ao vivo. A partir das 19h30, Zeca participará de uma sessão de autógrafos na FNAC Pinheiros (pça. dos Omaguás, 34, Pinheiros), em São Paulo.

Assista abaixo ao clipe de "Calma Aí, Coração":

    Leia tudo sobre: Zeca BaleiroChorãoMargareth Menezesmúsica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG