Morre o escultor americano John Chamberlain

Artista era famoso por obras feitas com metal retorcido e fez mais de 100 exposições em todo o mundo

EFE |

Getty Images
Obra do escultor John Chamberlain
O artista americano John Chamberlain, famoso por suas esculturas feitas com metal retorcido, morreu em Nova York aos 84 anos, informou nesta quinta-feira a galeria Gagosian.

"John Chamberlain pôs sua marca indelével na história da arte no século XX. Foi uma figura espetacular que tomou para si a ferocidade da arte americana de meados do século e não teve rival em sua adaptação de materiais incríveis para suas esculturas", assegurou Larry Gagosian.

Segundo a galeria Gagosian, Chamberlain foi um personagem à altura da expressividade e do valor de sua obra, na qual experimentou constantemente novos materiais e processos ao longo de cinco décadas de carreira.

Durante esse tempo, o escultor organizou mais de 100 exposições sozinho no mundo todo, desde a primeira, no Museu Guggenheim de Nova York em 1971, até a última retrospectiva, que a mesma instituição deve inaugurar em fevereiro de 2012.

Em maio, sua escultura de metal prensado "Nutcracker" foi vendida pelo valor recorde de US$ 4,78 milhões (R$ 8,83 milhões) em um leilão da casa Sotheby's em Nova York.

    Leia tudo sobre: EUA OBITUÁRIO

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG