Metropolitan usa raio X em obras de Pablo Picasso

¿O Ator¿, restaurado após um acidente, está entre as 300 peças da mostra de Nova York

Valmir Moratelli, enviado a Nova York |

Valmir Moratelli, enviado a Nova York
Entrada principal do Metropolitan Museu: sucesso de público
Sempre há algo de novo para se ver quando o assunto é Pablo Picasso. O badalado Metropolitan Museum of Art, o Met, de Nova York, está com uma grande exposição do pintor espanhol até agosto próximo.

Segundo a assessoria do museu, a novidade são as aplicações de uma moderna técnica de raios X e reflectografia de infravermelho, que os pesquisadores do museu utilizaram para retirar a camada mais superficial de tinta em vários quadros. Dessa forma, foi possível recuperar o que está embaixo da pintura definitiva. Com a técnica, pode-se saber até a ordem em que as cores foram sendo aplicadas, desvendando a história da realização de cada quadro.

Valmir Moratelli, enviado a Nova York
"Mulheres", de Picasso
Sucesso de público há semanas seguidas, a enorme exposição reúne mais de 300 peças do artista – incluindo 34 pinturas, 58 desenhos e aquarelas, dez placas de cerâmica e duas esculturas, além de centenas de prints.

Um dos destaques da mostra é o quatro “O Ator”, de 1905, que marca o fim da fase azul e o início da fase rosa. O quadro foi bastante comentado recentemente na imprensa internacional, devido a um acidente. Uma mulher, durante uma visita ao museu, caiu sobre a tela, rasgando-a em cerca de 15 centímetros. Restaurada, a obra integra a exposição com uma proteção de vidro.

O Metropolitan fica no seguinte endereço: 1000 5th Avenue, New York. Tel. (212) 535-7710. Abre diariamente, das 9h às 18h.

Fotografias no MoMa

Outro museu que também está com uma exposição bastante comentada nesta temporada é o MoMa, Museu de Arte Moderna. O quinto andar está destinado a uma retrospectiva grandiosa de Cartier-Bresson, considerado o pai do fotojornalismo.

O MoMa fica em 11 West 53 Street, New York, NY. Tel. (212) 397-6980. Abre de terça a domingo, das 9h às 17h45. Fica fechado às segundas.

    Leia tudo sobre: picassonova yorkexposiçãomomametropolitan

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG