Maior feira de fotografia do Brasil começa nesta quinta

Quarta edição da SP Arte Photo reúne 500 fotos de mais de 170 artistas no Shopping Iguatemi

Augusto Gomes, iG São Paulo |

Reprodução
Obra do fotógrafo Miguel Rio Branco
Dezoito galerias, 170 artitas e mais de 500 fotos. Esse é um resumo da quarta edição da SP Arte Photo, maior feira de fotografia do Brasil, que acontece desta quinta até domingo em São Paulo. No ano passado, o evento teve um público de sete mil pessoas, o dobro do conseguido na primeira edição, em 2007.

Os números refletem a importância da fotografia no mercado de arte no Brasil. "O interesse maior pela fotografia talvez possa ser remontado aos idos dos anos 1990. De la para cá, só vem aumentando o número de exposições em museus, mostras e coleções", afirma Fernanda Feitosa, diretora da SP Arte Photo.

Ainda assim, é uma participação pequena, se comparada ao que acontece na América do Norte e Europa. "No Brasil, existem poucas galerias especializadas só em fotografia. Mas mesmo assim este numero não para de crescer desde 2000. Na SP Arte Photo temos seis galerias focadas exclusivamente em fotografia", explica.

Na opinião de Fernanda, há "muito espaço e muito tempo para para a fotografia crescer no gosto do colecionador brasileiro". "O Clube da Fotografia do MAM acaba de completar só 10 anos!", exemplifica. "A fotografia não está indissociada da arte e vem ganhando terreno dentro do universo amplo das artes plásticas", resume.

Reprodução
Foto de Thomaz Farkas
Entre os nomes presentes nesta edição da SP Arte Photo estão artistas consagrados como Cristiano Mascaro, Mario Cravo Neto, Thomaz Farkas, Cássio Vasconcelos e Claudia Jaguaribe. Outro destaque é Miguel Rio Branco, um dos maiores fotógrafos brasileiros. "Ele irá inaugurar em setembro um pavilhão em sua homenagem em Inhotim, na coleção de Bernardo Paz", adianta.

Este ano, a feira também promoverá um ciclo de palestras gratuito, coordenado pela pesquisadora e fotógrafa Denise Gadelha, com duração de três dias. Este curso traçará um panorama da fotografia contemporânea nacional e internacional, e da história da fotografia, suas vertentes e ícones.

Haverá ainda o lançamento dos livros Apreensões, de Bob Wolfenson (sexta, às 19h), e As fotografias, de Boris Kossoy (sábado, às 19h). O evento acontece no nono andar do Shopping Iguatemi, em São Paulo, e tem entrada gratuita. Na quinta (09) e na sexta (10), a visitação acontece das 16h às 22h. No sábado (11) e no domingo (12), das 14h às 22h.

    Leia tudo sobre: SP Arte Photo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG