Sete lançamentos literários que estão dando o que falar

Em época de férias e descanso, a reportagem do iG selecionou algumas obras recém-lançadas que são boas dicas de leitura

Valmir Moratelli, iG Rio de Janeiro |

Marcela Besson, iG São Paulo
Lançamentos literários do meio do ano são garantia de diversão e lazer

1. “Nas Redes do Sexo”, de Maria Díaz-Benítez (ed. Zahar)
O livro é um estudo da antropóloga colombiana que mergulhou por vários meses no universo da indústria do cinema pornô brasileiro. A autora não se furta de assuntos polêmicos como o uso do preservativo nos sets de filmagens, a linguagem sexual típica do pornô, inserções do filme no mercado e o recrutamento dos atores neste tipo de entretenimento.

2. “Time dos Sonhos”, de Luiz Fernando Veríssimo (ed. Objetiva)
Mais uma coletânea do craque Veríssimo, dessa vez tendo como temática a paixão nacional, o futebol. Cheio de humor, o cronista escreve sobre diferentes situações que ser passam dentro das quatro linhas, além de memórias de suas participações em Copas do Mundo.

3. “Os cem melhores jogadores brasileiros de todos os tempos”, de André Kfouri e Paulo V. Coelho (ed. Ediouro)
Escolher apenas onze jogadores seria tarefa para lá de complicada. Por isso os autores chegaram a uma lista de cem grandes nomes de nosso futebol. Além de um perfil detalhado sobre cada um dos atletas, a obra também traz curiosidades, fotos e charges bastante divertidas.

4. “As melhores piadas que circulam na internet e no twitter – versão 3.0”, de Luiz Aviz (ed. Record)
“Um eletricista vai até a UTI de um hospital, olha para os pacientes ligados a diversos tipos de aparelhos e diz a eles: respirem fundo, vou trocar o fusível”. Esta e outras centenas de piadas, quase sempre curtas, estão reunidas no livro de Luiz Aviz. É provável que você já até conheça algumas delas, visto que todo o repertório foi selecionado a partir de mensagens de email e na rede social de twitter.

5. “O Segredo – versão teen”, de Paul Harrington (ed. Ediouro)
Um dos livros de auto-ajuda de maior sucesso no mundo, “O Segredo” ganhou versão dedicada aos jovens. O livro tenta traçar parâmetros de como as pessoas podem mudar suas vidas e realizar seus sonhos.

6. “Homem é tudo palhaço”, de Ana Mattos, Nara Franco e Roberta Carvalho (ed. Desiderata)
O título é provocativo, mas o conteúdo é hilário. As autoras reúnem situações envolvendo as decepções amorosas com homens de diferentes idades. Entre uma e outra história, constatações como a de que “coração de mulher é que nem circo, sempre cabe mais um palhaço”.

7. “O Jardim de Cimento”, de Ian MCEwan (ed. Companhia de Bolso)
Um corpo cimentado em casa. As semelhanças com o caso recente dos jornais param por aí. Quatro irmãos resolvem esconder o corpo de sua mãe, após um estranho falecimento. Depois, passam a administrar a casa e reproduzir os modelos de uma família, incluindo aí um incesto. Tudo com uma naturalidade instigante. O livro, da década de 70, é perturbador e envolvente, e volta a ser lançado em versão pocket.

    Leia tudo sobre: livroslançamentosliteraturadicas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG