Saramago ganha biografia na Espanha

Por quatro anos autor pesquisou a vida do intelectual no que descreveu como "arqueologia literária de Saramago"

EFE |

Getty Images
O escritor português José Saramago
Uma biografia cronológica que mostra as diferentes facetas de José Saramago foi lançada esta semana na Feira do Livro de Sevilha, escrita por Fernando Gómez Aguilera.

"Saramago continua mantendo uma concepção da literatura sem mística. Ele costuma dizer que escrever é um trabalho como outro qualquer", disse Aguilera à Agência Efe.

A biografia recebeu o título de José Saramago. A consistência dos sonhos - Cronobiografia .

Entrar na vida de Saramago não é fácil, principalmente se o objetivo é refletir não apenas sua grandeza literária, mas também o compromisso público do romancista, "uma das consciências críticas de nosso tempo", segundo Aguilera.

O autor decidiu escrever a biografia não "como o pintor de retratos, da maneira convencional" de abordar este tipo de obras, "mas como um cartógrafo", para fazer "um levantamento topográfico" da vida de Saramago, de sua obra e de "sua projeção como intelectual crítico".

O livro é fruto do trabalho de pesquisa que o autor realizou durante quatro anos, para uma exposição. Aguilera teve acesso a "um contingente de materiais, que correspondem ao que poderia chamar-se de arqueologia literária de Saramago. Há teatro, poesia e romances inacabados", conta o biógrafo.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG