Os quadrinhos de Cachalote vêm à tona

A história, cercada de expectativas, vale pelo desenho primoroso de Rafael Coutinho

Cadão Volpato, iG São Paulo |

Reprodução
Capa da graphic novel Cachalote
Cachalote , de Daniel Galera e Rafael Coutinho, já era uma lenda antes de ser publicado. No incipiente mundo dos quadrinhos brasileiros, em que impera uma mistura de desenhos mais ou menos com histórias bobas, voltadas para um público pouco exigente, a tacada da Companhia das Letras, por meio de um braço fortemente voltado para o setor, parecia decisiva.

Dois anos de trabalho e expectativa cercaram o título imaginado pelo escritor Galera, autor do premiado romance Cordilheira , e o desenhista Coutinho, filho do cartunista Laerte.

Finalmente acaba de sair o Cachalote . E o resultado só não é decepcionante por inteiro graças ao trabalho primoroso de Rafael Coutinho, tão bom quanto ou melhor que o pai.

Seus desenhos são impressionantes. Coutinho ilustra a história errática e pretensiosa de Galera com imaginação e vigor. Dá para ficar viajando nos detalhes por um tempo, antes de passar para a tira seguinte.

São os desenhos os únicos responsáveis por prender a atenção do leitor. As palavras limitam-se aos clichês dos quadrinhos: como a história – ou o que se parece com uma – não fica de pé, elas também não se sustentam, mesmo quando soam naturais.

Ao misturar diversos enredos insossos e falsamente articulados pelo cachalote em questão, o escritor foi presa fácil dos maiores defeitos da literatura atual, entre eles a autoestima excessiva – e nenhuma de suas qualidades. Para o leitor, unir os pontos soltos será uma tarefa sem graça. Por outro lado, não tentar buscar algum sentido o levará ao que interessa: os belos desenhos de Rafael Coutinho.
Dois anos de espera e a primeira graphic novel brasileira de expressão foi atingida pela pompa do termo: vale pelo “graphic”, não pela literatura.

Divulgação
Imagem da graphic novel Cachalote , de Daniel Galera e Rafael Coutinho

    Leia tudo sobre: Cachalote

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG