Morre Jerry Robinson, o criador do Coringa

Desenhista de HQs, que também participou da criação do Robin, tinha 89 anos

iG São Paulo |

Morreu nessa quinta-feira (8) o desenhista de histórias em quadrinhos Jerry Robinson. O artista, que tinha 89 anos, foi responsável pela criação do vilão Coringa ao lado do roteirista Bill Finger e do criador do Batman, Bob Kane.

Robinson começou a trabalhar com HQs aos 17 anos, quando foi contratado como arte-finalista pelo cartunista Bob Kane. Durante os anos seguintes ele influenciou os rumos das histórias do herói, sendo creditado como co-criador do personagem Robin.

Siga o iG Cultura no Twitter

Porém, foi por sua participação na criação do vilão Coringa, em 1940, que ele ficou conhecido - mesmo após Kane afirmar que ele não criou o personagem, mas apenas emprestou uma carta de baralho com um coringa desenhado na época em que os roteiristas o inventaram.

Durante a Comic-Con 2011 o desenhista conversou com o iG sobre a invenção do inimigo de Batman, admitindo não imaginar que ele fosse durar tanto tempo - assista aqui .

Além do trabalho como cartunista, Robinson foi presidente da Association of American Editorial Cartoonists (AAEC) e da National Cartoonists Society (NCS), sendo até hoje a única pessoa a presidir as duas organizações.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG