Moacyr Scliar contrai infecção respiratória e volta a ser sedado

Escritor gaúcho está internado desde o dia 11 de janeiro

Daniel Cassol, iG Rio Grande do Sul |

AE
O escritor Moacyr Scliar
O escritor gaúcho Moacyr Scliar, 73 anos, voltou a ser sedado e a respirar por aparelhos após apresentar um quadro de infecção respiratória. Ele permanece internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde está desde o dia 11 de janeiro.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital nesta quarta-feira, o quadro neurológico do escritor permanece inalterado. Ele passou por uma cirurgia no dia 17 de janeiro, para a retirada de um coágulo formado em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral isquêmico (AVC).

Nas duas últimas semanas, Scliar passava por um processo de retirada gradual da sedação e da ventilação mecânica, mas voltou a ser sedado e a respirar por aparelhos devindo à infecção respiratória.

O autor foi internado no Hospital de Clínicas no dia 11 de janeiro, para extrair pólipos no intestino. Durante a recuperação, ele sofreu um AVC e segue até hoje internado na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital de Clínicas, em observação.

Médico especialista em saúde pública, Scliar é autor de dezenas de livros, como “O Centauro no Jardim”, “O Ciclo das Águas”, “O Exército de Um Homem Só” e “A Orelha de Van Gogh”. Em 2003, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL).

Entre os prêmios que já conquistou como escritor, destacam-se o Casa de Las Américas, o José Lins do Rego e o Jabuti, sendo o mais recente em 2009 pelo romance "Manual da Paixão Solitária", da Companhia das Letras. Scliar também é colunista dos jornais Zero Hora e Folha de São Paulo.

    Leia tudo sobre: Moacyr Scliar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG