Manuel da Costa Pinto é o novo curador da Flip

Jornalista assume lugar de Flavio Moura, realocado para projetos especiais

Marco Tomazzoni, iG São Paulo |

Frâncio de Holanda
Festa em Paraty terá novo comando em 2011
A organização da Festa Literária de Paraty, a Flip, divulgou nesta quarta-feira (20) seu novo curador. O jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto assume o lugar de Flavio Moura, que comandou a programação do evento por três edições, de 2008 a 2009. Moura será agora o responsável pelos projetos especiais da festa, como livros e DVDs.

No encerramento da Flip, em agosto, o diretor-presidente da Associação Casa Azul, responsável pela Flip, não havia confirmado a presença de Moura no cargo. "É uma atividade criativa, que faz parte de um processo. É um caminho que se faz ao caminhar", despistou.

Agora, em comunicado à imprensa, Munhoz disse que o novo curador vai inovar e manter a excelência do evento. "Um dos jornalistas mais reconhecidos por sua dedicação à literatura, Manuel da Costa Pinto irá desenvolver um belo trabalho à frente da programação da Flip", garante.

Moura segue na mesma linha. "Há muitos anos, o trabalho do Manuel da Costa Pinto é uma referência para quem trabalha com literatura no Brasil. É uma honra ser sucedido por um profissional dessa qualidade", afirma.

Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, Costa Pinto é editor de dois programas literários da TV Cultura e de um caderno da Folha de S. Paulo. Escreveu três livros: "Albert Camus – um elogio do ensaio" (Ateliê Editorial, 1998), "Literatura Brasileira Hoje" (Publifolha, 2004) e "Antologia comentada da poesia brasileira do século 21" (Publifolha, 2006).

Entre 15 mil e 20 mil pessoas passaram pela Flip 2010, na cidade histórica do Rio de Janeiro. Ainda não há data confirmada para 2011. Anteriormente, Flávio Munhoz havia afirmado que a festa devia voltar a julho, mês em que tradicionalmente era realizada.

    Leia tudo sobre: flipparatyManuel da Costa Pinto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG