Livro mostra criações populares do design soviético

"Made in Russia" compila imagens de carros populares, brinquedos e outros objetos curiosos; veja a galeria de fotos

BBC Brasil |

O livro "Made in Russia: Unsung Icons of Soviet Design" ("Feito na Rússia: Ícones menos conhecidos do design soviético", em tradução livre), mostra alguns dos produtos mais bonitos e populares do design gráfico e industrial russo.

A pesquisa do jornalista Michael Idov, organizador do livro, se concentrou em produtos menos conhecidos como aspiradores de pó, carros populares, brinquedos e até artefatos medicinais produzidos no período soviético.

Siga o iG Cultura no Twitter

Entre eles estão o gravador de fitas cassete portátil Vesna 309-4, cuja popularização possibilitou o florescimento da contracultura nos países soviéticos, e as máquinas comunais de soda, em que os russos podiam tomar doses de água gaseificada com xaropes de sabores variados. A curiosidade é que depois do uso, o copo de vidro da máquina deveria ser deixado de cabeça para baixo para ser lavado automaticamente.

Um dos marcos do design soviético, o carro Zaporozhet, também está respresentado na obra. Conhecido popularmente como "Zapor", o veículo custava a metade de outros automóveis soviéticos, mas virou alvo de piadas por quebrar com frequência. Alguns modelos tinham um painel removível nos pés do motorista, projetados para a pesca no gelo. Sua fabricação foi interrompida em 1994.

Apesar de nem sempre serem considerados de alta qualidade, a maior parte dos objetos é considerada como obra-prima do design da época e são relembrados como parte da identidade de gerações que nasceram na União Soviética.

"Made in Russia" custa US$ 25 (R$ 42) e pode ser comprado pela internet.

    Leia tudo sobre: made in russiaarte gráfica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG