Livro de receitas de Jamie Oliver bate recorde no Reino Unido

"Jamie's 30-Minute Meals" vendeu 735 mil cópias em dez semanas

BBC Brasil |

selo

Getty Images
Obra de Jamie Oliver deve se tornar livro de culinária mais vendido do Reino Unido
O último livro do chef-celebridade Jamie Oliver se tornou a obra de não-ficção a ser vendida mais rapidamente nas livrarias britânicas em todos os tempos. Nas últimas dez semanas, foram vendidas cerca de 735 mil cópias de "Jamie's 30-Minute Meals" (algo como "Receitas de 30 Minutos de Jamie"), publicado pela editora Penguin UK.

A obra, uma adaptação da série transmitida na Reino Unido pelo Channel 4, traz 50 receitas rápidas de Jamie para preparar refeições de três pratos. Na última semana, as 110 mil vendas do livro equivaleram a mais que o dobro das saídas do almanaque Guinness World Records, que somaram pouco mais de 50 mil.

O livro de culinária mais vendido de todos os tempos no Reino Unido é o primeiro volume de "How to Cook", de Delia Smith, com um milhão de exemplares vendidos. O editor da revista The Bookseller, Tom Tivnan, disse crer que o livro de Oliver ultrapassará em vendas o de Delia Smith. "É fenomenal registrar vendas assim quando a série de TV mal acabou e o livro tem apenas algumas semanas publicado", ele afirmou. "Tenho certeza de que o livro vai continuar vendendo e se tornará o maior bestseller de culinária de todos os tempos."

Tivnan disse que "quatro ou cinco" chefs-celebridades - entre os quais também se incluem Gordon Ramsay e Nigella Lawson - têm sido responsáveis por reviver um mercado que, no Reino Unido, havia estancado nos últimos anos. Ele afirmou que o país está testemunhando uma grande emergência do "interesse "foodie"" comparado com dez anos atrás. "A acessibilidade é a razão do sucesso de Jamie. Ele foi praticamente o único a introduzir a ideia de que é possível elaborar grandes refeições sem passar horas e horas cozinhando."

    Leia tudo sobre: jamie oliverrecorde de vendas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG