Julian Barnes é o favorito ao Man Booker Prize 2011

Finalistas ao prestigido prêmio literário britânico, entregue em outubro, são anunciados

iG São Paulo com agências |

Divulgação
O escritor britânico Julian Barnes
O escritor britânico Julian Barnes aparece como o favorito para conquistar pela primeira vez o prestigiado Man Booker Prize, que será concedido em outubro. A relaçãode seis finalistas ao prêmio, selecionados a partir de uma pré-lista com 13 nomes, foi anunciada nesta terça-feira em Londres.

Barnes, de 65 anos, vai disputar pela quarta vez o prêmio com seu mais recente romance, "The Sense of an Ending", a história de um homem que se reconcilia com o passado ao receber um antigo diário de escola. O escritor já havia sido finalista anteriormente com "O Papagaio de Flaubert" (1984), "Inglaterra, Inglaterra" (1998) e "Arthur & George" (2005).

"The Sense of an Ending" foi classificado como "tecnicamente admirável" pelo grupo de cinco jurados presidido por Stella Rimington . "O livro de Julian Barnes é o mais óbvio da lista e talvez o mais esperado, já que foi bem resenhado", disse a jurada Gaby Wood.

Outros três escritores britânicos estão no páreo - a veterana Carol Birch ("Jamrach's Menagerie") e os novatos Stephen Kelman ("Pigeon English") e A.D. Miller ("Snowdrops") -, além dos canadenses Patrick deWitt ("The Sisters Brothers") e Esi Edugyan ("Half Blood Blues)".

O nome do ganhador será divulgado em uma cerimônia prevista para o dia 18 de outubro.

Um dos mais prestigiados do mundo, o prêmio Man Booker é concedido a cada ano à melhor obra de ficção de um autor originário da Commonwealth ou da República da Irlanda. O ganhador recebe 50 mil libras (R$ 132 mil) e um bom estímulo para aumentar as vendas de seu trabalho.

O vencedor do ano passado foi o escritor e colunista londrino Howard Jacobson, com "The Finkler Question", que superou o favorito das apostas, Tom McCarthy.

    Leia tudo sobre: man bookerjulian barnesliteraturaprêmio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG