Grupo cria petição para Chico Buarque manter Jabuti

Movimento é resposta à votação para escritor devolver prêmio de Livro do Ano

iG São Paulo |

A petição online para Chico Buarque devolver o prêmio Jabuti de Livro do Ano por "Leite Derramado" (Companhia das Letras) ganhou uma contraparte. Agora, um novo abaixo-assinado pede que o escritor e compositor não ceda à pressão. Criada na semanada passada, a campanha " Chico, fique com o seu Jabuti " tem até agora pouco mais de 100 assinaturas, contra as 8,7 mil da original .

De acordo com o criador da petição, a vitória de Chico aconteceu dentro do regulamento do Jabuti – na escolha do Livro do Ano, concorrem os três primeiros colocados de cada categoria do prêmio, não só o ganhador (Chico havia ficado em segundo lugar na categoria Romance, atrás de "Se Eu Fechar os Olhos Agora", de Edney Silvestre, da editora Record). Além disso, afirma que a campanha “Chico, devolve o Jabuti!” tem motivação política.

"Fique com seu Jabuti, Chico, porque você venceu dentro das regras", diz o texto. "E só apela para o tapetão quem primeiro aceitou as regras e depois, ao ver que perdeu, denuncia essas mesmas regras que antes lhe pareciam suficientes para garantir a vitória. Uma prática, aliás, típica da turma que procura impor um terceiro turno a toda eleição presidencial perdida."

A polêmica fez com que a editora Record decidisse não se inscrever mais no Jabuti até que a Câmara Brasileira do Livro (CBL), responsável pelo prêmio, reveja o regulamento.

Já a Companhia das Letras, editora de Buarque, questiona em seu blog a quantidade de adesões à petição "Chico, devolve o Jabuti!" – entre as assinaturas, estariam Dom Quixote de la Mancha, Jesus Cristo e até o próprio Chico – e afirma que nos 18 anos do regulamento atual, em 17 vezes o prêmio de Livro do Ano foi entregue a um livro que não estava em primeiro lugar em sua categoria. "A reação ao prêmio deste ano revela tanto desconhecimento da obra do escritor quanto das regras e histórico do prêmio Jabuti", diz o comunicado.

    Leia tudo sobre: Prêmio Jabutiliteraturachico buarque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG