Graphic novel Cachalote tem capa divulgada

Quadrinho tem desenhos de Rafael Coutinho e texto de Daniel Galera

iG São Paulo |

Reprodução
Capa da graphic novel Cachalote
Foi divulgada nesta terça-feira a capa da graphic novel Cachalote , desenhada por Rafael Coutinho e escrita por Daniel Galera. Trata-se do primeiro lançamento nacional da série Quadrinhos na Cia, após um ano de lançamentos majoritariamente estrangeiros. O lançamento, inicialmente previsto para o final do ano passado, acontece nas próximas semanas.

Segundo Daniel Galera , Cachalote já surgiu como HQ. "As ideias da Cachalote se prestariam a um romance literário, mas nunca foram pensadas dessa forma", explica."Em seis meses ele evoluiu de um projeto de 100 para 300 páginas. Um processo árduo e comprido, quase como se o projeto exigisse o que ele precisa e você só está ali para aprender e executar", explica o desenhista Rafael Coutinho .

Será o primeiro de uma série de quadrinhos nacionais da série a chegar às livrarias ainda este ano. André Conti, editor da Quadrinhos na Cia, conta que entre os próximos lançamentos estão O Nome da Cidade , de Emilio Fraia e DW, e Memória de Elefante , de Caeto. "Há ainda um trabalho inédito do Luiz Gê, mas que vai ficar para 2011 e sobre o qual não posso falar", adianta.

O termo graphic novel, cuja tradução para o português poderia ser romance gráfico, ainda levanta alguma discussão quanto a sua definição. Porém, independente disso, esse estilo de publicação vem ganhando adeptos no Brasil, tanto por parte do público quanto pelos próprios quadrinistas.

Ao serem editadas em formato de livro e tratarem de assuntos ditos mais sérios, essas histórias em quadrinhos ganharam status de literatura e, por isso, tentam se distanciar do termo gibi, popularmente conectado a publicações à venda em bancas de jornal, dominadas por histórias infantis ou de super-heróis.

Apesar de empregada em HQs desde o início da década de 1970, a definição graphic novel ganhou popularidade após o lançamento de Um Contrato com Deus , do quadrinista Will Eisner, em 1978. Seu sucesso comercial e de crítica foi responsável pela adoção do termo pelo setor editorial.

    Leia tudo sobre: CachaloteDaniel GaleraRafael Coutinho

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG