Flip confirma a presença de Jean-Marie Gustave Le Clézio

Ganhador do Nobel de Literatura em 2008, escritor francês já recebeu elogios de Focault e Deleuze

iG São Paulo |

Pascal Le Segretain/Getty Images
O escritor Jean-Marie Gustave Le Clézio, durante a entrega do prêmio Nobel de Literatura, em 2008
O escritor francês Jean-Marie Gustave Le Clézio, ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 2008, confirmou sua presença na 10ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece entre os dias 4 e 8 de julho deste ano.

Siga o iG Cultura no Twitter

Le Clézio é autor de mais de 40 livros, entre ensaios e ficção. Sua obra, marcada por experiências de guerra e colonialismo, reflete seu espírito errante; o escritor viveu em diferentes países, como México e Panamá.

Sobre estes períodos, quando morou com índios dos dois países, Le Clézio afirma: "Essa experiência mudou toda minha vida, minhas ideias sobre o mundo da arte, minha maneira de ser com os outros, de andar, de comer, de dormir, de amar e até de sonhar”.

O autor começou a escrever ainda nos anos 1960, e até 1975 seus romances abordavam temas como a loucura e a escrita, utilizando uma linguagem mais experimental.

Desde a segunda metade dos anos 70, passou a escrever sobre assuntos mais corriqueiros, como viagens, infância e adolescência.

Seu trabalho, elogiado por intelectuais como Michel Foucault e Gilles Deleuze, obteve destaque à partir de "Deserto", livro publicado em 1986 que lhe garantiu o Prêmio Paul Morand da Academia Francesa.

No Brasil, Le Clézio teve publicados "A Quarentena" (1997), "Peixe Dourado" (2001), "O Africano" (2007), "Pawana" (2009) e "Refrão da Fome" (2009); e em junho deste ano chegará ao país "História do Pé", seu mais recente livro.

    Leia tudo sobre: flipliteraturale clézio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG