Fernando Meirelles participa de homenagem a Saramago no México

Cineasta e viúva do escritor estiveram na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, maior evento editorial do mundo hispânico

EFE |

EFE
Pilar del Río (centro), viúva de Saramago, na feira do livro realizada no México
Comandada por sua viúva, Pilar del Río, uma homenagem ao escritor português José Saramago foi acompanhada neste sábado por leitores e escritores na Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL), maior evento editorial do mundo hispânico. "Às vezes falo dele para minha mulher como se estivesse aqui", revelou o poeta argentino Juan Gelman, que foi grande amigo do autor e que qualificou sua morte como "uma enorme perda".

Diante de um auditório lotado, Pilar falou das virtudes de Saramago, com quem conviveu de muito perto. "Nos três últimos anos de vida, tocado pela doença, ele escreveu três livros", relatou. Seu amor pela literatura persistiu inclusive quando os medicamentos o impediam de usar o teclado.

O diretor Fernando Meirelles, que adaptou ao cinema "Ensaio Sobre a Cegueira", também participou da homenagem e ressaltou a "fragilidade da civilização", evidenciada por Saramago em um texto com inúmeros níveis. "Descobri que na realidade nós humanos somos muito primitivos; brincamos de ser civilizados e sofisticados, mas, por trás de tudo isso, nos revelamos como o que somos", afirmou.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG