Escritor Terry Pratchett debate suicídio assistido

Sofrendo com Alzheimer, autor recebe papeis de clínica suíça para começar o procedimento e fala sobre o tema em documentário na TV

iG São Paulo, com EFE |

Getty Images
O escritor Terry Pratchett
O escritor britânico Terry Pratchett, de 63 anos, começou um processo que pode levar a seu suicídio assistido. Pratchett, que sofre com uma forma rara do Mal de Alzheimer, confirmou que recebeu os papeis de consentimento da clínica suíça Dignitas, mas que ainda não os assinou, segundo o jornal britânico Telegraph.

Pratchett tomou a decisão de procurar o suicídio assistido após acompanhar o caso do milionário Peter Smedley, de 71 anos, no documentário "Choosing to Die", dirigido pelo escritor e que será transmitido nesta segunda (13) na Inglaterra. Smedley recebeu um coquetel de medicamentos e morreu nos braços de sua esposa. Está será a primeira vez que um suicídio será transmitido na TV britânica.

A transmissão foi alvo de críticas de diversas organizações, que acusaram a emissora de ajudar a promover o suicídio assistido e de encorajar outras pessoas a seguirem os passos de Smedley. A BBC se defendeu afirmando que o filme dará aos telespectadores a oportunidade de formar sua própria opinião, já que o programa recolhe todos os pontos de vista relacionados com o suicídio assistido.

O escritor foi diagnosticado com Alzheimer em 2007 e já havia sido tema de um documentário em 2009, mesmo ano em que manifestou pela primeira vez o desejo de escolher como e quando morreria através do suicídio assistido. No documentário que vai ao ar nesta segunda, Pratchett debate o tema, usando seu próprio caso como exemplo, além de acompanhar outros doentes, como Smedley.

Terence David John Pratchett (nome verdadeiro do escritor) nasceu em 1948. Ele publicou seu primeiro livro, "The Carpet People", em 1971 e é o autor da série "Discworld", tendo escrito dois livros por ano desde 1983. Foi o autor mais vendido no Reino Unido nos anos 1990 e já alcançou a marca de mais de 65 milhões de cópias em 37 idiomas.

    Leia tudo sobre: terry pratchettsuicídio assistido

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG