Eduardo Galeano abrirá prêmio Casa das Américas 2012 em Cuba

Evento será realizado em 16 de janeiro e é um dos mais prestigiosos de literatura

EFE |

Getty Images
O escritor Eduardo Galeano
O escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano abrirá o Prêmio Literário Casa das Américas 2012, que será realizado no próximo dia 16 de janeiro, em Havana, informou neste domingo a imprensa local.

Galeano, que manteve um longo vínculo com a Casa das Américas, será uma espécie de convidado especial da 53º edição da premiação criada em 1959, anunciaram fontes da instituição cultural cubana.

Siga o iG Cultura no Twitter

O escritor uruguaio já recebeu três prêmios do festival literário de Havana, com: "A Canção de Nós" (1975) e "Dias e Noites de Amor e de Guerra" (1978). Na edição deste ano, o escritor recebeu o prêmio extraordinário de narrativa José María Arguedas com o título "Espelhos - Uma história Quase Universal".

Na edição de 2012, o júri do Prêmio Casa avaliará as obras nas categorias teatro, literatura para crianças e jovens, literatura brasileira e literatura caribenha em francês e crioulo.

A programação do festival, que será realizado durante dez dias, incluirá painéis de intelectuais, conferências e a apresentação das obras ganhadoras de 2011, entre elas "A Bota Sobre o Touro Morto", do cubano Emerio Medina Peña (conto) e "Seu Passo", do argentino Carlos Enrique Bischoff (literatura testemunhal).

Desde a sua criação em 1959, após o triunfo da revolução liderada pelo agora ex-presidente cubano Fidel Castro, o Prêmio Casa é considerado um dos prêmios com maior história e prestígio da literatura.

    Leia tudo sobre: literaturalivroEduardo Galeano

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG