"Dom Quixote" ganha edição digital e interativa

Um dos maiores clássicos da literatura já está disponível como livro eletrônico, com mapas e ilustrações de época.

AFP |

"Dom Quixote" está disponível a partir desta terça-feira como livro eletrônico, após o trabalho de digitalização da Biblioteca Nacional da Espanha (BNE), que enfeitou a obra-prima espanhola com mapas e ilustrações da época.

A primeira edição da obra de Miguel de Cervantes (1547-1616), datada de 1605 e 1615 em Madri, está agora disponível no site http://quijote.bne.es

O romance do "engenhoso fidalgo" pode ser lido a partir de agora como qualquer "e-book", virando as páginas da tela, trocando o tipo de letra ou seu tamanho.

Ao trabalho de digitalização das 1.282 páginas da edição foram acrescentados diversos complementos para tirar mais proveito da obra, informou a BNE.

Estão incluídos "mapas interativos de rotas" com os itinerários das viagens de Dom Quixote, uma cronologia de fatos relativos à obra, seu contexto - a vida no século XVII, os livros de cavalaria - e seu autor, referências a outros livros da BNE, ilustrações e gravuras da época e links para enviar trechos por e-mail ou Facebook.

Além disso, é possível ouvir música e até "o som real das páginas" ao serem viradas.

À iniciativa sobre a obra-prima da literatura espanhola soma-se a apresentada no mês passado pela Real Academia Espanhola da Língua (RAE) e pelo Youtube, que permite que internautas do mundo todo exponham nesse site vídeos com a leitura do livro.

    Leia tudo sobre: Dom Quixote

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG