DC Comics confirma nova série de "Watchmen"

Sem a benção do criador Alan Moore, editora lança histórias que ocorreram antes da trama original

iG São Paulo |

MiGCompFotoLinks_C:undefined A editora norte-americana DC Comics, responsável pelos personagens Batman e Super-Homem, confirmou nessa quarta-feira (1) o lançamento de uma série de sete histórias baseadas no universo de "Watchmen", graphic novel lançada em 1986 e considerada divisora de águas nas histórias de super-heróis.

Siga o iG Cultura no Twitter

As novas edições abordam separadamente os personagens principais da trama original, mostrando ações que teriam ocorrido antes dos eventos retratados na trama escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons.

Batizada de "Before Watchmen" ("Antes de Watchmen", em tradução livre), a nova publicação foi criticada por Moore, desafeto de longa data da DC Comics. "Minha tendência é acreditar que isso confirma a tese de que eles aparentemente são dependentes de ideias que eu tinha há 25 anos", disse o autor ao jornal "The New York Times".

Apesar de contrário a nova série, o escritor disse que não pretende entrar com um processo contra a editora. "Eu não quero dinheiro. Quero é que isso não seja publicado", afirmou. Moore também alegou que o lançamento enfraquece a luta pelo reconhecimento dos quadrinhos como literatura. "Até onde sei não existem muitas sequências de 'Moby Dick'".

Para os atuais coeditores da DC, Dan DiDio e Jim Lee, é responsabilidade da empresa encontrar novas formas de manter todos os seus personagens relevantes. "Após 25 anos, chegou o momento de contar novas histórias sobre os heróis clássicos de 'Watchmen'", disse DiDio.

De acordo com ele, os quadrinhos são "provavelmente a maior e mais antiga forma de ficção colaborativa, e é isso que mantém seus universos ficcionais vivos e relevantes."

Contratado para roteirizar as edições que abordam os personagens Rorschach e Comediante, o autor Brian Azzarello disse esperar uma onda de resistência ao projeto logo após seu lançamento. "Acho que a principal pergunta será 'por quê?', mas assim que os gibis saírem as pessoas dirão 'oh, é por isso'".

Leia também: Conheça algumas HQs sem super-heróis que serão adaptadas ao cinema

Veja abaixo a quantidade de edições de cada série e seus respectivos times criativos.

"Rorschach" - 4 edições escritas por Brian Azzarello e ilustradas por Lee Bermejo
"Minutemen" - 6 edições escritas e ilustradas por Darwyn Cooke
"Comedian" - 6 edições escritas por Brian Azzarello e ilustradas por J.G. Jones
"Dr Manhattan" - 4 edições escritas por J. Michael Straczynski e ilustradas por Adam Hughes
"Nite Owl" - 4 edições escritas por J. Michael Straczynski e ilustradas por Andy e Joe Kubert
"Ozymandias" - 6 edições escritas por Len Wein e ilustradas por Jae Lee
"Silk Spectre" - 4 edições escritas por Darwyn Cooke e ilustradas por Amanda Conner

Em seu comunicado a DC Comics não divulgou uma data oficial para o lançamento, planejado para o verão nos Estados Unidos, que tem início em junho.

    Leia tudo sobre: Watchmenalan mooreDc Comicshistórias em quadrinhos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG