Redes sociais, com cobertura do evento, foram alguns dos destaques dessa edição que atraiu 670 mil pessoas em 11 dias

Foram 670 mil pessoas presentes à 15ª edição da Bienal do Livro Rio, que começou no dia 1º e terminou neste domingo, 11, no Riocentro, zona oeste da cidade. Este número é 5% maior do que a visitação registrada em 2009, segundo os organizadores. O recorde de público de toda a história do evento foi atingido na quarta-feira, feriado de 7 de Setembro, quando 110 mil pessoas visitaram o local ao longo do dia.

Pode-se destacar vários pontos positivos desta edição. A começar a diversidade da programação cultural, que este ano teve um investimento recorde de R$ 4,2 milhões (2,5 vezes maior que o da edição de 2009), levando ao Riocentro 113 autores brasileiros (além de 38 mediadores) e 21 estrangeiros. Além dos 787 que participaram do evento a convite de suas editoras. A Maré de Livros , apontada como a parte preferida dos jovens, levou mais de 110 mil pessoas a um mergulho no mundo da literatura.

Menos preços, mais vendas

“Ao final destes onze dias podemos afirmar que a Bienal entra para a história como a melhor de todos os tempos”, afirma Sônia Jardim, presidente do Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros). “Uma programação cultural rica e diversificada, eventos voltados para os profissionais do livro e estandes grandiosos garantiram uma visitação recorde”, completa.

Sônia destaca ainda que 76% dos visitantes compraram livros. “A média foi de 5,5 exemplares por pessoa. Trata-se de um crescimento relevante em relação aos números da edição anterior, que foi de 4,8, provavelmente por conta do preço médio de cada obra, que caiu de R$ 24 para R$ 21,60. Isso representa um faturamento de 58 milhões, 12% a mais que a edição passada, e um registro de 2,815 milhões de exemplares vendidos, um aumento de 15% em relação a 2009”, contabiliza.

Esta foi também a Bienal das redes sociais, com cobertura completa e em tempo real da programação oficial do evento e dos destaques da variada agenda de atividades dos expositores.

A Bienal chega ao fim com mais de 13 mil “curtidas” no Facebook e 14 mil seguidores no Twitter, onde o evento ficou durante cinco dias entre os Trend Topics Rio de Janeiro. A Bienal levou também aos Trend Topics nomes dos autores da programação, como Lauren Kate, Alyson Noël e Eduardo Spohr.

As novas tecnologias também estiveram em evidência com a Bienal Digital, uma verdadeira degustação na qual os visitantes tiveram a chance de experimentar os mais variados e-readers e tablets, entrando em contato direto com as novidades. A próxima edição está marcada para acontecer entre 5 e 15 de setembro de 2013.

Veja as fotos mais marcantes desta edição :

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.