Coleção "River of January" reúne obras de João do Rio, Manuel Antônio de Almeida e Machado de Assis

Capa do livro
Reprodução
Capa do livro "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida
Três clássicos da literatura brasileira ganham edição nos Estados Unidos nesta sexta-feira. Os títulos fazem parte da coleção "River of January – O Rio de Janeiro Visto por Seus Escritores" e são os seguintes: "A Alma Encantadora das Ruas", de João do Rio; "Memórias de Um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida; e "Casa Velha", de Machado de Assis. Todos serão lançados em edições bilíngues, em português e inglês.

Os livros três foram traduzidos por Mark Carlyon. "A Alma Encantadora das Ruas" é a primeira obra de João do Rio, um dos principais cronistas do início do século 20, vertida para o inglês. "Mais carioca que ele, impossível", diz Carlyon. "Memórias de Um Sargento de Milícias" é uma das obras mais importantes da literatura brasileira, e foi publicado em forma de folhetins semanais entre 1852 e 1853.

Por fim, "Casa Velha" é um dos romances menos conhecidos de Machado de Assis. Foi publicado em forma de folhetins em 1885, mas sua primeira edição em livro só saiu em 1943. A obra conta a história de um alto membro do governo do imperador Pedro II e traz diversas críticas aos costumes da época. Assim como os dois outros livros da coleção, "Casa Velha" tem sua trama ambientada no Rio de Janeiro.

O lançamento será durante o painel "Rio de Janeiro in Literature", organizado pelo Departamento de Língua Portuguesa, Estudos Brasileiros e Literatura Comparada da Brown University, em parceria com o Instituto Cultural Cidade Viva e o Instituto Light, ambos do Rio de Janeiro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.