Autor Michel Houellebecq está desaparecido, diz agência

Polêmico escritor francês não apareceu na turnê literária agendada para esta semana

iG São Paulo |

Getty Images
Michel Houellebecq cercado de jornalistas após receber o prêmio Goncourt, em 2010
O escritor francês Michel Houellebecq, ganhador do prêmio Goncourt em 2010 pelo romance "La Carte et le Territoire" ("O Mapa e o Território", em tradução livre), não compareceu na turnê literária agendada para esta semana. Ele promoveria o lançamento da versão holandesa da obra.

Siga o iG Cultura no Twitter

"Nós não sabemos o que está acontecendo", disse Barbara Simons, assessora da Het Beschrijf, agência literária que organizou a turnê, que deveria começar nesta segunda (dia 12) em Amsterdã, na Holanda. "É bizarro. Não temos notícias e ele não apareceu", ela afirmou à Bloomberg.

A porta-voz revelou que o editor francês e o agente de Houellebecq não sabem onde o autor de 53 anos está. De acordo com ela, o escritor, famoso por abordar sexo bizarro, misoginia e retórica anti-islã em suas obras, vive em reclusão no sul da Espanha.

Piet Joostens, um dos organizadores das leituras que o autor faria, afirmou que até o momento a polícia não foi comunicada sobre seu desaparecimento.

"Eu não entraria em pânico ainda", disse. "Não temos evidências concretas de que ele está desaparecido. É claro que estamos preocupados. Já aconteceu antes de ele não responder e-mails, mas é raro deixar seu público na mão."

Em seu último trabalho, "La Carte et le Territoire", Houellebecq narra a história de um artista chamado Jed Martin, que se apaixona por uma bela russa chamada Olga e, após fazer sucesso pintando seus retratos, se envolve em uma investigação policial.

Apesar de ter até recebido prêmio pelo romance, o autor foi acusado de copiar e colar trechos inteiros da Wikipedia no livro. Posteriormente, em uma entrevista gravada postada pelo site da revista "Le Nouvel Observateur", Houellebecq classificou a acusação de plágio como "ridícula".

Esperado como uma das grandes atrações da 9ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) , ocorrida neste ano, o autor cancelou sua participação em maio , dois meses antes do evento, sem grandes explicações.

    Leia tudo sobre: Michel Houellebecqliteratura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG