¿5x Favela - Agora por nós mesmos¿ ganha livro sobre bastidores do filme

Filme retoma a experiência de 1961, quando cineastas do Cinema Novo filmaram na favela cinco diferentes histórias

Claudio Marçal, especial para o iG |

Após três meses selecionando e editando manuscritos, bilhetes e outras anotações, Paola Barreto e Isabel Diegues lançaram o livro “5x Favela - Agora por nós mesmos” na Livraria da Travessa em Ipanema, na noite de quarta-feira (8). O livro traz um apanhado de informações de bastidores do filme que nasceu após três anos de oficina de cinema.

“Fui assistente de direção por muito tempo e sei de tudo o que acontece nos bastidores e queria muito publicar este livro”, contou Isabel Diegues. No filme, cinco histórias são contadas sob a direção de sete novos diretores vindos de comunidades carentes. Segundo Isabel, eles foram muito generosos com o material. “Todos os que estudam cinema ou já fazem irão se reconhecer um pouco neste livro que fala de todo o processo criativo”, disse.

Segundo a diretora Luciana Bezerra, que trabalhou no filme, o processo foi longo. Desde a primeira oficina de roteiro, em janeiro de 2007, até agora muito tempo se passou. “O legal do livro é que você vê de que maneira cada diretor busca a solução para algumas situações. Enfrentamos mau tempo e é bacana ver que a gente conseguiu realizar. Estou bastante feliz e estamos vivendo um momento especial”, disse a diretora.

Cacá Diegues, que assina a apresentação do livro, se viu em alguns trechos do livro. “Eu me vi nele porque eu também comecei com uma turma de cineastas, 50 anos atrás. E vi que neste livro, pela primeira vez estamos falando da fabricação de um filme sem teorizar. É o registro da prática, um roteiro sentimental do que foi feito nas filmagens”, concluiu o diretor.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG