Escritor Ariano Suassuna tem AVC hemorrágico e está na UTI

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Autor deu entrada em hospital no Recife na noite de segunda-feira (21) e passou por cirurgia de emergência

O escritor Ariano Suassuna, 87 anos, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico e está internado no Recife. O autor deu entrada no Real Hospital Português na noite de segunda-feira (21), passou por cirurgia de emergência e está na Unidade de Tratamento Intensiva, em recuperação.

No ano passado, Suassuna foi internado duas vezes, primeiro por causa de um infarto no miocárdio e, depois, por um aneurisma cerebral.

O escritor Ariano Suassuna. Foto: DivulgaçãoO escritor Ariano Suassuna (06/05/2012). Foto: Rosilda Cruz/ SecultBAO escritor Ariano Suassuna (06/06/2012). Foto: Lello Santana/ Flickr CommonsO escritor Ariano Suassuna em foto de julho de 2013. Foto: Agência BrasilO escritor Ariano Suassuna em foto de julho de 2013. Foto: Agência BrasilO escritor Ariano Suassuna em foto de julho de 2013. Foto: Agência BrasilO escritor Ariano Suassuna em foto de julho de 2013. Foto: Agência BrasilO escritor Ariano Suassuna em foto de 2007. Foto: Agência Brasil

Nascido na Paraíba em 1927, Suassuna mudou-se para Pernambuco na década de 1940. Em 1947, escreveu sua primeira peça, "Uma Mulher Vestida de Sol".

Siga o iG Cultura no Twitter

Na década de 1950, produziu "Auto da Compadecida" (1955) e "O Santo e a Porca" (1957), duas das mais importantes da literatura brasileira do século 20.

Na década de 1970, lançou o Movimento Armorial, com o objetivo de criar arte erudita a partir de elementos da cultura popular, como literatura de cordel e música de viola. Seu livro "O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta", de 1971, é baseado nesses preceitos.

Leia tudo sobre: ariano suassunaliteraturaavc

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas