Futebol é tema de livro que reúne 15 contos

Por Susan Souza , iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

"É impossível morar no Brasil e não ter relação com esse esporte", diz Luiz Ruffato, organizador da obra que tem textos de Tatiana Salem Levy e Ronaldo Correia de Brito

Divulgação
Capa de "Entre as Quatro Linhas"

"Quando fomos morar na cidade, meu pai me levou para ver a partida de futebol. No lugar de gramado, os jogadores corriam num campo arenoso, igualzinho às praças de touros. Lembro-me dos torcedores gritando, chapéus arremessados para o alto, poeira nos olhos das pessoas."

O trecho faz parte do conto "Magarefe", escrito por Ronaldo Correia de Brito para o livro "Entre as Quatro Linhas", organizado por Luiz Ruffato. A obra tem 15 contos que se unem pela temática do futebol, não necessariamente escritos por brasileiros apaixonados pelo esporte.

"O que interessava era até mesmo o olhar de quem não gosta de futebol. Acho impossível morar no Brasil e não ter qualquer tipo de relação (com o esporte), mesmo que seja conflituosa", conta Ruffato ao iG.

"Entre as Quatro Linhas" (editora DSOP) foi lançado primeiramente na Alemanha para a Feira do Livro de Frankfurt de 2013, que teve o Brasil como homenageado.

Márcia Zoet/divulgação
Luiz Ruffato

"Pedi que os contos tivessem o futebol presente, os autores aceitaram e tomei o cuidado de sair do eixo Rio-São Paulo", conta Ruffato.

Adriana Lisboa, Ana Paula Maia, Eliane Brum, Tatiana Salem Levy, André de Leones e Mário Araújo são alguns dos autores participantes.

"É com bola que se faz essa Copa do Mundo? 'É claro que é com bola, haveria de ser com o quê? Tu tá parecendo variado das ideias!'", diz o personagem Raimundo, do conto de mesmo nome escrito por Eliane Brum.

Se a Copa do Mundo no Brasil, em junho deste ano, vai beneficiar a cultura brasileira, "ninguém sabe dizer", opina Ruffato. "Espero que o Brasil, em um nacionalismo besta, ganhe a Copa. Adoro futebol."

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas