Biografias de Roberto Carlos e J.D. Salinger serão lançadas em 2014; saiba mais

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Livros sobre músicos Robert Plant, Johnny Cash e Lou Reed também podem ser publicados no País neste ano

Neste 2014, assim como a polêmica das biografias não autorizadas deve esquentar um pouco mais até o julgamento ser realizado, no próximo semestre, pelo Supremo Tribunal Federal, as livrarias estarão movimentadas pelos diversos lançamentos biográficos no País e no exterior.

Saiba mais sobre as principais biografias que devem chegar às prateleiras.

J. D. Salinger terá livro e filme biográficos no Brasil em 2014. Foto: ReproduçãoRoberto Carlos lança em 2014 sua única biografia autorizada. Foto: Roberto Filho/AgNewsO guitarrista mexicano Carlos Santana escreve uma autobiografia. Foto: EFE/PAUL BUCKVivianne Westwood terá uma biografia sobre sua carreira lançada em 2014. Foto: Getty ImagesMorrissey escreveu uma autobiografia que será lançada no Brasil. Foto: Getty ImagesRobert Plant fez uma autobiografia ainda sem data para chegar ao País. Foto: AgNewsJohnny Cash também foi tema de nova biografia, que pode chegar ao Brasil em 2014. Foto: ReproduçãoLou Reed (1942-2013) ganhou uma biografia que pode ser lançada aqui em 2014. Foto: APGeorge Harrison também ganhou novo livro sobre ele. Foto: Getty ImagesMetallica lança primeiro volume de sua biografia no exterior. Foto: Vivian Fernandez/iG Guitarrista Jimi Hendrix também ganhou nova biografia no exterior. Foto: Getty Images

2014: Lançamentos no Brasil

A biografia "Salinger", escrita por Shane Salerno e David Shields, retrata a vida de J.D. Salinger, autor do celebrado livro "O Apanhador no Campo de Centeio". A biografia chega ao Brasil neste mês, pela editora Intrínseca.

Prevista para abril de 2014, a "Collector's Book Roberto Carlos" é a única biografia autorizada pelo cantor da jovem guarda. Em formato de fotobiografia, terá tiragem limitada e numerada de 3000 exemplares.

Leia mais: Roberto Carlos já impediu a circulação de duas biografias

O livro mostrará partes da vida do cantor por frases de mais de 500 músicas compostas por ele e ilustradas por fotos de seu arquivo. O lançamento será pela editora Toriba, com curadoria do próprio cantor.

2014: Lançamentos no exterior

A editora Little Brown, que é responsável por lançamentos de biografias musicais como a do guitarrista Keith Richards, prepara para 2014 uma obra sobre o também guitarrista Carlos Santana. O livro será escrito pela próprio músico e falará de sua vida pessoal e carreira.

O livro do biógrafo Ian Kelly sobre a arte da estilista britânica Vivienne Westwood está previsto para outubro de 2014. Na obra, a vida de Westwood é detalhada em depoimentos de amigos, familiares e da própria biografada. A estilista é reverenciada por ter levado o visual do punk rock para a mídia.

Uma biografia sobre o ator indiano Dilip Kumar será lançada em janeiro ou fevereiro de 2014. No livro, Uday Tara Nayar fala sobre a vida do superastro de Bollywood, que completou 91 anos em 2013. Esta será a quarta biografia publicada sobre o ator indiano.

2014: Possíveis lançamentos no Brasil

A autobiografia do cantor Morrissey será lançada no Brasil pela editora Globo, ainda sem previsão de data. O livro do artista que liderou o grupo The Smiths conta uma passagem emocionante de sua primeira vez no País, em 2000, quando uma fã cega foi carregada até o palco durante o show.

Mais biografias que saíram no exterior podem chegar por aqui ao longo de 2014, como "Robert Plant: A Life", "Johnny Cash: The Life", "Lou Reed: The Life", "George Harrison: Behind the Locked Door", "Birth School Metallica Death", sobre o Metallica, e "Jimi Hendrix - Starting at Zero", entre outros.

Entenda a polêmica das biografias

No Brasil, o Supremo Tribunal Federal analisará no primeiro semestre deste ano a ação que decidirá sobre a regulamentação da publicação de biografias não autorizadas no País. O caso será decidido em julgamento proposto pela Anel (Associação Nacional dos Editores de Livros).

Em 2013, uma das maiores polêmicas que vigorou na área cultural foi a discussão sobre a publicação de biografias sem o consentimento dos artistas retratados.

Um grupo de músicos liderado pela empresária Paula Lavigne é contra a liberação desse tipo de obra, como Caetano Veloso, Chico Buarque e outros. O cantor Roberto Carlos deixou o grupo quando a polêmica tomou grande proporção na mídia.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas