Morre escritora Doris Lessing, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura

Por iG São Paulo com Reuters | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Britânica tinha 94 anos e publicou mais de 50 livros

Getty Images
A escritora Doris Lessing

Britânica nascida no Irã, a escritora Doris Lessing morreu neste domingo (17), aos 94 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Lessing foi a pessoa mais velha a ganhar um Nobel de Literatura, em 2007 - ela tinha então 88 anos.

Siga o iG Cultura no Twitter

"Ela era uma escritora maravilhosa com uma mente fascinante e original; foi um privilégio trabalhar para ela e vamos sentir imensamente sua falta", disse seu agente Jonathan Clowes.

Dos seus mais de 50 livros publicados, alguns foram lançados no Brasil, como "As Avós", "O Sonho Mais Doce", "Alfred e Emily", "Amor de Novo" e "Debaixo da Minha Pele".

Lessing abordou raça, ideologia, política de gênero e os funcionamentos da psique em uma carreira engenhosa e muitas vezes iconoclasta.

Doris May Lessing nasceu no Irã, mas cresceu no Zimbábue. Em 1949, mudou-se para o Reino Unido. Publicou o primeiro livro, "The Grass is Singing", em 1950. Em 1962,  o romance "O Carnê Dourado" foi aclamado pela crítica e fez de Lessing uma autora mundialmente conhecida.

Lessing casou-se duas vezes e teve três filhos.

"Pessoas que nunca ouviram falar de mim vão comprar meus livros. Agora vou ganhar algum dinheiro", disse a escritora logo depois de ganhar o Nobel.

O sul-africano J.M. Coetzee afirmou que Lessing era "uma das grandes romancistas visionárias do nosso tempo".

Leia tudo sobre: doris lessinglivrosliteratura

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas