Laerte é homenageado no 8º Festival Internacional de Quadrinhos

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Considerado o maior evento do setor, a FIQ começa nesta quarta (13) e vai até domingo (17), em Belo Horizonte

Com presença de grandes nomes nacionais e internacionais das HQs, começa nesta quarta-feira (13) a 8ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos. Com um total de 85 convidados, o evento, que acontece em Belo Horizonte, promove bate-papos, estandes e sessões de autógrafos até domingo (17).

O quadrinista Laerte, homenageado do 8º Festival Internacional de Quadrinhos. Foto: Valmir MoratelliA FIQ conta ainda com a exposição 'Translaerte', com curadoria do filho do homenageado, Rafael Coutinho. Foto: DivulgaçãoO cartunista Laerte foi tema do documentário em curta-metragem 'Vestido de Laerte'. Foto: DivulgaçãoLaerte e Angeli conversam durante mesa especial na Flip de 2012. Foto: Futura Press

Com um homenageado diferente a cada edição, é o cartunista Laerte quem recebe destaque na FIQ 2013. Criador de personagens como os Piratas do Tietê e Overman e figura que ajudou a jogar luz sobre as discussões de gênero ao se assumir bissexual e se vestir como mulher (crossdresser), o quadrinista participa de debate no último dia do evento. 

Laerte também é inspiração para a exposição "Translaerte", com curadoria de seu filho, Rafael Coutinho. Interativo, o espaço apresenta elementos da obra do homenageado, assim como seus principais temas. A interação de cada participante com o estande resulta em uma tirinha exclusiva do cartunista.

Outro destaque desta edição da FIQ é a primeira "Rodada de Negócios de Quadrinhos do Brasil". O espaço irá intermediar o contato entre quadrinistas e agentes e editores do Brasil, Europa e Estados Unidos. A novidade vai acontecer nos dias 14 e 15 de novembro, das 9h às 19h.

Siga o iG Cultura no Twitter

Um dos grandes nomes internacionais presentes no evento é o norte-americano George Pérez, desenhista que já trabalhou com grandes títulos da Marvel ("Os Vingadores" e "Quarteto Fantástico") e DC Comics ("Jovens Titãs" e "Mulher Maravilha"). Outro destaque é o italiano Ivo Millazo, um dos criadores de "Ken Parker" - HQ western dos anos 1970. 

Já nos destaques nacionais estão os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, vencedores do prêmio Eisner (espécie de Oscar dos quadrinhos) de 2011 por melhor série limitada, com "Daytripper". Ainda estarão presentes Fábio Yabu (criados dos quadrinhos infanto-juvenis "Combo Rangers") e os irmãos Vitor e Lu Cafaggi, que recentemente lançaram "Turma da Mônica: Laços", releitura dos personagens criados por Mauricio de Sousa.

8º Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ)
Serraria Souza Pinto (av. Assis Chateaubriand, 809) - Belo Horizonte
de 13 a 17 de novembro
entrada gratuita
Mais informações no site da FIQ ou pelo telefone (31) 3277-4655

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas